Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

domingo, junho 20

DEPRESSÃO EM IDOSOS II



Se você é idoso(a) ou possui alguém idoso(a)em sua companhia,observe-o(a) sempre ,pois este alguém pode estar manifestando sinais e/ou sintomas de depressão e passando despercebido.

Sabemos que a vida nos dias de hoje não é a mesma de 40,30 ou 20 anos atrás.Os tempos mudaram e muito,principalmente no que diz respeito à mulher.Ela que era apenas dona de casa,mãe e esposa,vivendo a sua vida voltada para a família,hoje não lhe sobra tempo nem para se observar e/ou a mãe idosa,avó ou sogra que more consigo.

Ainda assim,reinvente um tempinho e observe o seu idoso.Atente para estes sinais e sintomas:

- Tristeza aparente grande parte do dia,que pode se manifestar com lágrimas ou apenas com fácies de tristeza e/ou de ausência.

- O idoso poderá apresentar aumento exagerado do apetite e,consequentemente aumento do seu peso corporal ou o inverso.

- Insônia ou sono exagerado,fora do seu padrão normal.

- Indecisão nas suas atitudes,isto em decorrência da insegurança que se estabelece no estado depressivo.

- Ele poderá demonstrar cansaço aos pequenos esforços,lentidão no desempenho das suas atividades corriqueiras e embaraço por conta das modificações psicomotoras.

- Auto-estima abalada,sentimento de inferioridade muitas vezes exarcebado e até mesmo confessado.

- A concentração também é afetada e a capaccidade criativa estaciona ou desaparece.Se o idoso gosta de escrever ou pintar,por exemplo,ele poderá parar as suas atividades e só retorná-las quando restabelecido.

- Irritabilidade e impaciência com as atitudes alheias.

- Isolamento

- Descuido da própria saúde

- Sentimento de abandono (confessado ou não)

-Em alguns poderá manifestar-se pensamentos suicidas e até mesmo tentativas que poderão ser frustradas ou não.


Portanto,muito cuidado e atenção com os idosos principalmente se são pessoas que moram sozinhas pois a falta de companhia poderá agravar o seu estado.Se você é idoso e percebeu-se com um destes sinais e/ou sintomas,busque ajuda. A depressão requer tratamento e você poderá se curar através de um tratamento implementado por um profissional abalizado. 

Não sinta vergonha pois a vida é constante movimento e mutação.Assim como as estações mudam as suas características nós seres humanos também mudamos as nossas ao passarmos de uma fase para outra da nossa vida.Quando bebês somos amamentados no seio da nossa mãe ou na mamadeira.À medida que crescemos a nossa alimentação muda porque muda todo o nosso sistema digestivo e as nossas necessidades diante do crescimento e desenvolvimento precisam se ajustar às mudanças.

As mudanças não ocorrem apenas no Sistema Digestivo,elas ocorrem em todas as células,tecidos,órgãos e sistemas e ao lado destas mudanças aparentes,algumas mensuráveis,ocorrem as mudanças no âmbito psicológico ou emocional. A inteligência manifesta-se, a criatividade brota e o ser mostra-se interiormente através das suas atitudes. Uns mais retraídos,outros extrovertidos,alguns sensíveis,outros frios etc.

Tais mudanças foram estudadas nas diversas fases da vida a fim de que as pessoas pudessem ser ajudadas pelos profissionais e cuidadores. Então eu pergunto: por que envergonhar-se das mudanças que estão ocorrendo no organismo em envelhecimento?

O cuidador,seja o filho,a filha,nora,sobrinha,neta etc deve se instrumentalizar procurando aprender as mudanças que ocorrem com o idoso a fim de dispensar-lhe os cuidados com segurança ,e aprendendo estarão sabendo o que eles próprios passarão no futuro.Os idosos ainda lúcidos,capazes de ler entender e aprender,também estudem e busquem ajuda quando sentirem que não estão bem,que há algo de errado no seu físico e/ou emocional.

Procurem ajuda mesmo!! Sem receio de incomodar.Os mais jovens já foram muito e bem cuidados pelos mais velhos,agora os papéis se invertem.

Portanto,idosos e idosas, que tal assumirmos a nossa idade com orgulho, responsabilidade e um imenso agradecimento a Deus por permitir que estejamos participando deste imenso espetáculo que se chama VIDA!

Estão tristes?Escutem uma música alegre,procurem alguém pra conversar,recordem fatos alegres,comam um bombom e dêem graças a Deus por isto! Aprendam a louvar e agradecer a Deus em qualquer situação pois Ele está no comando da vida e cuida de todos nós com muito zelo e amor.

bjs,soninha

Nenhum comentário:

Paz!