Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

domingo, julho 18

AINDA NÃO CONSEGUIU PARAR DE FUMAR?!



Você entrou na faixa etária dos idosos e não conseguiu ainda parar de fumar?!Leia esta matéria,talvez ela lhe anime a deixar este vício tão ruim para nós.


DEZ FATOS ALARMANTES SOBRE TABAGISMO,SEGUNDO A OMS:


Fato 1:O tabaco é a principal causa de morte, passível de prevenção, em todo o mundo. O tabaco causa uma em cada 10 mortes entre os adultos de todo o mundo. Em 2005, o tabaco causou 5,5 milhões de mortes, cerca de uma morte em cada 6 segundos. A projeção para 2008 é de 8 milhões de óbitos.


Fato 2: O tabaco está envolvido em mais da metade das doenças que matam os seus usuários. Cerca de 29% da população mundial fuma. O tabagismo é mais comum entre os homens (47.5% do total) do que entre as mulheres (10.3% do total).


Fato 3: Mais do que 80% do total de 1 bilhão de fumantes em todo o mundo, vive em países de baixa e média renda. Em 2030, estima-se que mais de 80% das mortes pelo tabaco ocorram em países em desenvolvimento.


Fato 4: O tabaco causou 100 milhões de mortes no século 20. Caso o quadro atual de tabagismo mundial persista, estima-se que um bilhão de pessoas morrerá no século 21 por doenças associadas ao uso do tabaco.


Fato 5: A queima dos derivados do tabaco produz substâncias nocivas à saúde. Fumar em locais fechados expõe os fumantes e os não-fumantes (tabagistas passivos) a inúmeros efeitos nocivos dos derivados do tabaco.


Fato 6: O tabagismo é prejudicial à saúde, pois existem aproximadamente 4000 substâncias químicas provenientes da queima dos derivados do tabaco. O tabagismo passivo pode causar doenças cardiovasculares e respiratórias que podem levar à morte.


Fato 7: Estima-se que 700 milhões de crianças (metade de todas as crianças de todo o mundo) respirem ar poluído por elementos derivados da queima dos derivados do tabaco, particularmente em sua própria casa. O tabagismo passivo causa muitas doenças sérias em crianças e, além disso, piora condições clínicas de doenças crônicas, como a asma brônquica.


Fato 8: Cerca de 200.000 trabalhadores morrem a cada ano, devido à exposição ao tabaco em seu ambiente de trabalho. Nos Estados Unidos estima-se que o tabagismo passivo seja responsável por 3000 mortes de câncer de pulmão, anualmente, entre tabagistas passivos deste país. 


Fato 9: O tabagismo passivo impõe custos econômicos, trabalhistas e sociais. Implica em perda significativa da capacidade de trabalho.


Fato 10: Não existe um nível seguro de exposição passiva aos derivados do tabaco. Métodos de ventilação ou filtração ou ambos, não reduzem a exposição aos derivados do tabaco em lugares fechados. Somente locais 100% livres dos derivados do tabaco são seguros para a saúde.



Fonte: Organização Mundial de Saúde (2009).


bjs,soninha

Nenhum comentário:

Paz!