Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

sexta-feira, julho 16

DIABETES MELLITUS TIPO II



Sabe-se que o  diabetes mellitus tipo II é de causa desconhecida e pode acometer crianças e adolescentes obesos,normalmente ela atinge pessoas acima de 40 anos de idade principalmente se estes estão com o peso acima dos padrões normais.Este tipo de diabetes é bem mais comum do que a do tipo I onde o pâncreas produz pouquíssima ou não produz,a insulina.

Sabe-se também que o envelhecimento propicia o surgimento do diabetes mellitus tipo II haja vista que o pâncreas também envelhece tornando-se incapaz de produzir a insulina ou produzindo-a em pouca quantidade.Sabe-se também que gestantes que tiveram mais de um filho com peso cada vez mais elevado chegando até mais de 4kg,são mais propícias a desenvolverem o DM tipo II.


"Timoty Gower cita que as pessoas com a diabetes tipo 2 parecem ter nascido com genes que as tornam suscetíveis à doença. Na verdade, a probabilidade do pai ter o risco da diabetes tipo 2 é maior que a diabetes tipo 1: mais de 2/3 das crianças com diabetes tipo 2 possuem um dos pais com problemas de controle dos níveis de açúcar no sangue  Os cientistas estão estudando os genes que controlam a maneira como o pâncreas libera insulina quando a glicose atinge a corrente sangüínea. As pessoas com diabetes tipo 2 parecem herdar os defeitos nesses genes que fazem a insulina perder a eficiência com o passar do tempo."

O nosso organismo possui uma glândula,o pâcreas,que fabrica a insulina que irá regular a quantidade de açúcar no nosso sangue.Uma grande parte do alimento que ingerimos,após ser metabolizado,é transformado em açúcar(a glicose),fonte de energia para todas as células.O papel da insulina é regular a entrada desta  glicose nas células e manter o seu nível normal no sangue.A taxa de açúcar se eleva no sangue quando a insulina é produzida em quantidade insuficiente ou não realiza adequadamente o seu papel regulador de entrada da glicose nas células surgindo então a sua elevação no sangue.

Eis alguns sintomas que podem sugerir o DM tipo II
 
- Apatia,cansaço sem motivo aparente.
- Diurese aumentada a que damos o nome de poliúria
- Aumento da sede que chamamos polidpsia
- Oscilação do peso para mais ou para menos
- Pode apresentar embaçamento da visão
- Coceira vaginal que pode se tornar em infecção
- Infecções no prepúcio (pele que cobre o pênis) em homens não circunsisados.
- Surgimento de lesões cutâneas com processo infeccioso
-  As feridas demoram a cicatrizar
- Formigamento, queimação e coceira na pele, normalmente nas mãos e pés;




ATENÇÃO: Cuidado porque nem sempre estes sintomas se apresentam e a doença pode cursar silenciosa , daí a necessidade de se dosar,periodicamente,a glicose no sangue através do exame chamado glicemia.

O diagnóstico será feito com base no exame de sangue e após o resultado,se positivo,o médico implementará o tratamento medicamentoso associado ao tratamento nutricional orientado pelo nutricionista e exercícios físicos que são importantes e estabelecidos pelo profissional qualificado na área.

Você,apenas você é o que maior responsabilidade possui sobre os cuidados que carece para reatabelecer o ajuste de açúcar no seu sangue.Sabe-se casos de portadores de DM tipo II que sequer usam medicação pois conseguem este equilíbrio através da dieta, (reeducação alimentar) e exercícios físicos tipo caminhadas leves,pedaladas,natação,hidroginástica etc. Sempre sob supervisão.

Evite:

- Comer doces demasiadamente
- Comer compulsivamente quando estiver ansioso(a)
- Beba água,chás ou sucos com adoçante para driblar a compulsão
- Evite bebidas alcoólica ou beba bem pouco caso não consiga deixá-las.
- Não coma fora do horário- Faça seis refeições diárias sob orientação da nutricionista.
- Não compre guloseimas,assim você não sofrerá a tentação de comê-las.
- Coma à mesa, devagar e mastigue bem os alimentos.


Cuide-se!!

Realize a glicemia capilar em jejum,diariamente a fim de que você saiba qual o nível de açúcar no sangue  e possa cuidar-se devidamente com base nas orientações médicas. Leve sempre consigo uma identificação de que é diabético para possíveis acidentes




bjs,soninha

Nenhum comentário:

Paz!