Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

segunda-feira, dezembro 27

FIQUE ATENTO ÀS MUDANÇAS DO SEU ORGANISMO



Às vezes elas se instalam de forma silenciosa. É fundamental estar atento, pois podem ser tratadas e curadas quando detectadas precocemente. De acordo com os Indicadores de Fragilização na Velhice para o Estabelecimento de Medidas Preventivas, da profa. Yeda Aparecida de Oliveira Duarte (2006) devem ser observados cinco pontos:


1: Caminhar mais lento, passos menores, diminuição do equilíbrio

2: Perda do apetite e ou de peso (cerca de 5% em um ano)

3: Fadiga constante, ficar parado a maior parte do tempo

4: Diminuição da força muscular

5: Perda de interesse pelas atividades diárias, humor variável

Vitalidade emocional e mental:


A saúde emocional e mental está intimamente relacionada à saúde física, já que a mente tem grande poder sobre o corpo. O estado físico também afeta o modo como nos sentimos e agimos.Por isso, o convívio social pode fazer grande diferença na forma como você se sente. Com o passar dos anos, é natural que você deixe de fazer algumas atividades.

O importante é não ficar sem fazer nada e sim substituir as atividades. Se você corria e não tem mais pique para isso, busque outras formas de se exercitar:
caminhe, ande de bicicleta, nade.

Atividade física:

Proteja e melhore sua saúde emocional e cognitiva através de exercícios físicos regulares. Enquanto a prática de exercícios produz mudanças químicas no corpo que melhoram o humor e o estado geral das pessoas, o sedentarismo pode trazer ou ampliar problemas como depressão, ansiedade e estresse.

Atividade social:


Mantenha com tanto com amigos e familiares. Procure sair de casa e fazer programas prazerosos com quem você gosta. Pessoas que têm uma boa rede de amigos e um convívio social ativo têm mais chances de terem sucesso quando passam por um problema de saúde do que aquelas que vivem isoladas.

Atividade mental:


- Proteja ou melhore sua memória e inteligência

- Desafie sua inteligência diariamente.

- Leia, aprenda a tocar um instrumento ou a falar uma nova língua, faça palavras cruzadas, monte quebra-cabeças, jogue jogos de estratégia com seus amigos. Assim como o corpo, o cérebro precisa se manter ativo.

- Ajude sua memória. Escreva datas, nomes e outras informações importantes que você geralmente esquece.

- Coloque seus itens de uso diário, como óculos e chaves, sempre no mesmo local. Quando aprender um novo nome, repita-o para fixá-lo em sua memória.

- Previna o aparecimento da depressão. Faça exercícios físicos e mantenha o convívio social

- Não fume. Evite bebidas alcoolicas. Mantenha uma dieta saudável


Fonte: Minha Vida

bjs,soninha


Nenhum comentário:

Paz!