Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

domingo, fevereiro 6

Dormir pouco predispõe à gripe...



 Dormir menos de oito horas por dia torna o organismo vítima fácil do vírus da gripe. Essa foi a conclusão de pesquisadores da Universidade Carnegie Melon, em trabalho publicado na revista “Archives of Internal Medicine” de 12 de janeiro. A quantidade e a qualidade do sono podem afetar o funcionamento do sistema imunológico, baixando as defesas do corpo. 


Um grupo de 150 voluntários saudáveis teve sua quantidade e qualidade de sono registrados durante 14 dias. Os especialistas consideraram o limite de 8 horas de sono como ideal. A qualidade do sono foi avaliada pelo tempo em que os participantes realmente estavam dormindo quando estavam repousando.



Após os 14 dias os voluntários foram inoculados com o vírus da gripe através de gotas nasais contendo rinovírus. O mecanismo foi escolhido por replicar o que acontece no mundo real. Os sintomas de um quadro gripal típico apareceram em alguns dos participantes, como esperado. O cruzamento dos dados mostrou que existe uma relação direta entre o sono e a instalação dos quadros virais. 



Dormir sete horas ou menos por dia aumentou em quase três vezes a possibilidade da gripe se manifestar. Outro achado importante foi o de que a qualidade do sono também afeta a defesa orgânica. Perder 10% do tempo de qualidade do sono pode aumentar em mais de 5 vezes a chance de ficar gripado quando infectado. Segundo os pesquisadores, a produção de substâncias que regulam a resposta imunológica, chamadas de citocinas, fica comprometida pela falta de sono.


Luis Fernando Correia
Luis Fernando Correia é médico e apresentador do 
“Saúde em Foco”, da CBN.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL953417-5603,00-DORMIR+POUCO+TORNA+O+ORGANISMO+PRESA+FACIL+DA+GRIPE+DIZ+ESTUDO.html

bjs,soninha


Nenhum comentário:

Paz!