Paz e Amor!

Paz e Amor!
O Inverno Chegou!!

quinta-feira, abril 7

Nutrição & Diabetes



Pode-se afirmar que a manga é a fruta da saúde. Elas chamam a atenção ainda no pé: com cores vibrantes, que vão do verde ao vermelho, elas apresentam polpa macia e saborosa e mais de 40 substâncias aromáticas. Quem se rende ao cheiro e à textura da manga está se beneficiando com variados nutrientes.

Ela é a fruta mais rica em betacaroteno, a provitamina A, que tem função antioxidante. Essa substância é considerada provitamina, pois se transforma em vitamina no organismo. A vitamina A é essencial para a saúde dos olhos, da pele e das mucosas.

A manga ainda é uma das melhores fontes de vitamina E e possui boa quantidade de vitaminas C e do complexo B, magnésio, potássio, fibras, carboidratos e taninos, compostos fenólicos que atuam como antioxidantes. É por toda essa riqueza em nutrientes que a fruta é capaz de prevenir alguns problemas de saúde.

Como a fruta possui bastante potássio e pouco sódio, ela ajuda no controle da hipertensão. As substâncias antioxidantes contribuem para regular os níveis de colesterol sanguíneo.

Pesquisas mostram que até o diabetes pode ser controlado com o consumo moderado de manga, pois ela contribui para o bom funcionamento do pâncreas (responsável pela liberação da insulina) e regula as taxas de glicose no sangue. Por isso, se você for diabético, procure um nutricionista para saber a quantidade permitida para o consumo.

Bonita e saudável para quem quer melhorar a textura da pele, deixando-a hidratada, macia e saudável, a manga é fruta ideal. É que ela possui vitaminas A e E, responsáveis para manter a boa saúde da pele. A falta dessas vitaminas no organismo deixa a pele ressecada e frágil.

Elas atuam como antioxidante e previnem o envelhecimento precoce e, como conseqüência, diminuem o aparecimento das rugas e marcas de expressão. Também ajudam na hidratação da pele, no controle da acne e na cicatrização de feridas. Além disso, o betacaroteno dá um bronzeado mais bonito e duradouro.

Cada 100g da fruta contém:

Calorias 64kcal
Carboidrato 16,7g
Proteína 0,4g
Fibra Alimentar 1,6g
Lipídeos 0,3g
Magnésio 8mg
Fósforo 9mg
Potássio 148mg
Cálcio 12mg
Sódio 1mg
Vitamina C 17,4mg

Fonte: UNICAMP – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos / TACO

Mangas maduras podem ser determinadas pelo cheiro ou ao apertar. A manga madura terá um aroma frutado completo, emitido desde o final do caule. Pode ser considerada pronta para comer quando estiver ligeiramente macia ao toque e ceder a uma pressão suave, como um pêssego maduro. Os melhores sabores do fruto têm uma coloração amarela quando maduro, porém, a cor pode ser vermelha, amarela, verde, laranja ou qualquer combinação.

A temperatura de armazenamento ideal pós colheita para manga é de 12 º C. Quando armazenados corretamente, uma manga deve ter uma vida útil de 1-2 semanas. Descobriu-se que a melhor maneira de amadurecer uma manga é a temperatura ambiente, no balcão da cozinha. Se você quiser acelerar o processo, é só colocá-la em um saco de papel durante a noite (algumas pessoas colocam junto uma maçã para criar mais gás natural etileno e diminuir ainda mais o tempo de maturação). Uma vez curada, a manga pode ser guardada na geladeira por alguns dias, mas deve ser consumida logo depois.


Comer sem Culpa

Portal Diabetes

bjs,soninha

Nenhum comentário:

Paz!