Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

segunda-feira, junho 13

Triste Relato!


 foto ilustrativa


Quando se começa a descer a rampa da terceira idade há de se rodear de muitos cuidados a fim de evitar-se os acidentes que podem deixar sequelas graves e até mesmo levar a pessoa ao óbito.

Mas, por mais que se tenha cuidado, por mais que se evite isto ou aquilo, coisas acontecem que nos perguntaremos: poderiam ter sido evitadas?!

Só Deus sabe!

Aqui na nossa cidade, morando pertinho da nossa casa, a ex sogra do meu irmão, 83 anos de idade, viúva, no passado exímia costureira de vestidos de noiva, morando com a filha, os gatos da filha, rodeada dos cuidados aos quais lhe cabiam por amor e por direito, escorregou em um pedacinho de pimentão que estava no chão e caiu dolorosamente fraturando colo de fêmur e fissura no osso próprio da pélvis.

Os filhos e netos, extremamente cuidadosos a encaminharam a Salvador por ser um centro maior, mais recursos, tendo em vista a sua idade avançada onde foi submetida a cirurgia para colocação de prótese(sic).

Alguns dias após a cirurgia telefonei para saber notícias, ela estava na UTI em uso de tarqueostomia, não souberam dizer-me o que havia acontecido para que estivesse daquela maneira.Supus que houvesse ocorrido alguma complicação tipo parada cárdio respiratória e o recurso da traqueostomia havia sido utilizado a fim de manter as vias aéreas permeáveis.

Hoje, recebi a notícia que ela desencarnou.

Enfim, um simples pedacinho de pimentão largado ao chão...por quem? O vento? Improvável, ele é meio pesadinho. Ela mesma estava cortando-o e deixou cair? ou teria sido a filha? ou a secretária? ou um dos gatinhos?! Quem o sabe?! Ou será que ele estava ali para que ela cumprisse o seu destino que seria esse mesmo?!

Volto a dizer: Só Deus sabe!!

Enquanto não conseguimos decifrar os mistérios que transitam entre o céu e a Terra, o fato é que o piso da casa do idoso deve ser antiderrapante e livre de obstáculos, por menores que sejam, que possam colocar em risco a sua integridade física.

Deus a tenha sob a Sua proteção amiga E.

abçs,soninha

Um comentário:

Ana Piorsky disse...

Parabéns pelo seu blog, pelo seu catinho e dedicação pela geriatria sou acadêmica de enfermagem e meus maiores desejos e sonhos são relacionados á Geriatria. Obrigada por partilhar tantas dicas, frases, carinho, e mais uma vez parabéns que Deus ilumine sempre seus passos. . .

Paz!