Paz e Amor!

Paz e Amor!
O Inverno Chegou!!

terça-feira, fevereiro 7

Cirurgia da catarata

Dentro do olho existe uma lente que se chama cristalino A catarata é uma opacificação ( deixa de ficar transparente) do cristalino e acomete, principalmente, pessoas acima de 60 anos de idade. A partir dessa faixa etária é que a doença tem a maior prevalência, acometendo cerca de 50% das pessoas dessa idade na população em geral. 
A catarata é causada pela idade, a absorção de raios solares amarelos, lesões por traumatismos nos olhos ou medicamentos, sendo que o principal sintoma é que embaça a visão, limitando as atividades simples do dia-a-dia. Em casos agudos pode causar uma cegueira que é reversível.
Na fase inicial, a catarata pode ser atenuada através do uso de lentes corretivas. Entretanto, com a progressão da doença, a cirurgia se faz necessária para que seja recuperada a qualidade da visão.
Anos atrás a cirurgia da catarata era uma cirurgia extremamente invasiva, com cortes de aproximadamente 10mm, requerendo internação de mais de uma semana, cinco a seis pontos para fechar a incisão e causava diversas consequências. Hoje, com apenas um corte de 2mm, e sem sutura, é possível reverter situações em que a visão esteja sensivelmente prejudicada.
A técnica minimamente invasiva, já é consagrada e tem se apresentado com uma ótima opção. O método utiliza anestesia local, aplicada na forma de colírio, e a principal vantagem é a inserção de uma lente dobrável. Muitas vezes, os pacientes nem precisam usar óculos depois. O retorno às atividades é em torno de três dias.
A catarata é dividida em congênita, traumática ou por radiação. Devido à opacificação do cristalino (lente ocular), os portadores passam a apresentar como sinais da doença os seguintes sintomas:Visão turva, borrada ou embaçada; Grande dificuldade para enxergar à noite;Aumento da sensibilidade à luz; Percepção de aura em torno de pontos de luz; Necessidade de luzes fortes para conseguir ler adequadamente;As cores ficam amareladas.
A.Behndig e colaboradores de varios Hospitais da Suecia fazem uma revisão de um milhão de cirurgias de catarata do Registro Nacional Sueco de Catarata das cirurgias realizadas de 1992-2009 que representa 95,6% das cirurgias realizadas na Suécia durante esse período. A taxa de cirurgia de catarata aumentou 4,47 para 9,00 cirurgias por 1000 habitantes.
A idade média dos pacientes aumentou até 1999, mas tem diminuído lentamente desde então. Acuidade visual pré-operatória tem aumentado de forma constante. A distribuição entre os sexos se manteve estável até 2000, após o qual a proporção de mulheres diminuiu lentamente. O registo mostrou os bons resultados da cirurgia. Endoftalmite ( inflamação do olho devido a cirurgia diminuiu de 0,10% para menos de 0,040%.

bjs,

Nenhum comentário:

Paz!