Paz e Amor!

Paz e Amor!
O Inverno Chegou!!

domingo, abril 14

Dia Mundial do Café



"Benefícios e Malefícios do Consumo de Café."

Para muita gente um bom café é indispensável para começar um novo dia. Mas em um estudo de revisão de literatura, foi relacionado o beneficio do café ao rendimento físico e intelectual, estado de alerta, melhora das funções cognitivas, (memória, linguagem, capacidade de aprendizado) e está relacionado à prevenção do Mal de Alzheimer. Porém,a médio e longo prazo, evidenciamos que os malefícios são maiores, uma vez que há influências orgânicas e psicossociais, como gastrite, insônia e qualidade do sono, refluxo gastroesofágico, alterações vocais e laríngeas, doenças cardíacas, como aumento do número de infartos e pressão arterial sistêmica.

BENEFÍCIOS: doses moderadas (200 a 300 mg/dia) O café possui cafeína e diversas outras substâncias além de uma grande variedade de minerais, aminoácidos, lipídeos, açúcares. O café contém também ácidos clorogênicos, responsáveis por grande parte de sua atividade antioxidante, e ainda com potencial atividade antibacteriana, antiviral e anti-hipertensiva.

MALEFÍCIOS: doses elevada (superior a 600 mg/dia) podem causar sinais perceptíveis de confusão mental e indução de erros em tarefas intelectuais, ansiedade, nervosismo, tremores musculares, taquicardia e zumbido. Importante ressaltar que suspensão súbita de cafeína, mesmo que em doses moderadas pode levar à abstinência, causando depressão, náuseas, vômitos, cefaleia e diminuição da concentração. As queixas de cefaleia e ansiedade crescem com o aumento da dose diária de ingestão de cafeina, mesmo que não interfira no tempo de sono, a cafeína atrapalha sua qualidade.

Não é bom tomar café depois do almoço, pois a cafeína "compete" com a vitamina C e o Ferro, podendo anular esses nutrientes.

A cafeína é um grande indutor da osteoporose, que causa a perda significativa de cálcio nos ossos.

Dica: Consuma café com adoçante, de preferencia descafeinado ou misturado com leite, para quem tem hábito de consumir muito café diminua aos poucos, e também os produtos que levem cafeina na sua composição, como refrigerante a base de cola, chocolate e chá.


Nenhum comentário:

Paz!