Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

terça-feira, outubro 1

Especial Dia do Idoso


António Timóteo Alves, conhecido por António Mira comemorou 100 anos no dia 20 de Setembro. Não usa óculos, anda sem ajuda de qualquer bengala, faz a barba todos os dias e vai regularmente ao café da terra, Abrã, no concelho de Santarém, onde reside. De vez em quando, nos dias de maior calor, bebe uma cerveja sem álcool. Foi sapateiro durante muitos anos e mais tarde produtor de mel. Ainda hoje ajuda um amigo que possui uma colmeia e tem o hábito de comer uma colher de mel logo pela manhã. A sua alimentação é saudável e não passa sem fruta e hortaliça. No dia 15 a senhora Ana Mateus, que está na Casa de Acolhimento de Salvaterra de Magos, completou 107 anos e foi notícia em O MIRANTE. Faz ginástica todos os dias e nunca usou bengala.

São cada vez mais as notícias de pessoas que ultrapassam a barreira dos cem e a tendência é para continuar. Segundo alguns estudos científicos, mais de metade das crianças nascidas no século XXI nos países desenvolvidos ultrapassará a barreira dos 100 anos, se se continuar a verificar o aumento da esperança de vida. A primeira vez que a estimativa foi mencionada foi à quatro anos, na sequência de um trabalho do Centro de Investigação do Envelhecimento, na Universidade da Dinamarca do Sul, que analisou dados de trinta países relativos à longevidade.

Os cientistas constataram que a esperança de vida tem vindo a aumentar desde 1840 e que não há sinais de inversão dessa tendência. Além de viveram mais, os dados também sugerem que as pessoas nascidas nos países desenvolvidos a partir de 2000 também viverão melhor e com menos problemas de saúde. De acordo com o estudo, entre 30% a 40% das pessoas com idades entre os 92 e os cem anos são independentes.

Os hábitos alimentares, a pratica de exercício físico moderado, uma assistência médica de qualidade e atempada são condições essenciais para uma vida longa e de qualidade. O surgimento de uma inúmera oferta de serviços assegurados por profissionais das mais diversas áreas, são fundamentais para uma longevidade com qualidade. Lares e Casas de Saúde a par de clínicas e consultórios são as que têm maior visibilidade mas há também centros de convívio com inúmeras actividades, associações de reformados, serviços de apoio à distância, farmácias e ópticas. Algumas delas aproveitam para publicitar os seus serviços, assinalando dessa forma o Dia Internacional do Idoso que se comemora dia 1 de Outubro.


Nenhum comentário:

Paz!