Alegrai-vos no Senhor!

segunda-feira, maio 18

Os benefícios da comida preparada no vapor

Quer aliar uma alimentação saudável a um método de cozinhar simples e rápido? Então, opte pela comida feita no vapor. Nesse tipo de preparo, o tamanho, a forma e a composição nutricional dos alimentos sofrem pouca alteração, porque eles não ganham nem perdem água, como ocorre em outros tipos de cozimento.

Resultado: a comida fica muito mais gostosa. Sua família se surpreenderá com legumes mais crocantes e carnes macias e suculentas. Dá para fazer até frutos do mar!

Conheça outros benefícios dessa culinária prática e saborosa e vá direto para a cozinha!
As vantagens para a sua saúde! 
Estudos comprovam que quem consome regularmente legumes e vegetais cozidos no vapor tem menos chance de desenvolver câncer, diabetes, ataques do coração e problemas de visão. Que tal? 
Alimentos preparados assim são mais saudáveis do que os crus, garante Steven K. Clinton, cientista de nutrição e professor de medicina na Divisão de Oncologia da Universidade de Ohio. 
O cozimento no vapor preserva 84% das vitaminas do brócolis, por exemplo, contra 4% do cozimento em água fervente. O mesmo acontece com a couve, a couve-flor, a batata, a cenoura, o espinafre e a beterraba. Portanto, se você consumir alimentos cozidos no vapor, estará ingerindo o dobro de nutrientes!
Por não precisar de óleo, a comida feita no vapor é recomendada para pessoas com pressão alta e níveis elevados de colesterol e triglicerídeos, além de ser ideal para quem quer perder peso. E o melhor: não fica com cara de comida de regime, pois o sabor é mantido.

Equipamento necessário
Diferentemente do que se imagina, o cozimento no vapor dispensa panelas especiais. Você precisa apenas de um modelo comum e uma peneira de alumínio ou um escorredor de macarrão que se ajuste à panela. 
É possível preparar vários alimentos de uma vez, ajeitando-os em diferentes camadas. Em uma panela grande, por exemplo, pode-se colocar o peixe na parte de baixo, o arroz acima e os legumes em um nível mais elevado. 
Passo a passo da comida feita no vapor 
· Corte os alimentos em pedaços não muito grandes, para que o cozimento seja rápido e uniforme.
· Coloque-os na peneira (ou escorredor) sem pressionar, assim o vapor pode circular.
· Acrescente na panela entre três e cinco centímetros de água - os equipamentos específicos indicam a quantidade necessária (a principal regra é não deixar os alimentos encostarem na água).
· Quando levantar fervura, coloque o cesto na panela, tampe e abaixe o fogo.
· Evite ficar abrindo, para não interromper a circulação do vapor. E respeite o tempo de cozimento:
· 10 minutinhos para legumes e verduras e de 15 a 20 minutos para peixes e frutos do mar. 
Tempera que fica gostoso! 
Jamais salgue os legumes antes de cozinhá-los. Isso pode tirar a cor e a umidade do alimento. Para temperar a água, use louro, alecrim, tomilho, alho e sal. Se o prato for peixe ou frutos do mar, prefira pimenta-do-reino, sal ou limão. 
Dica esperta 
Para fazer a criançada comer legumes, acrescente, em doses moderadas, elementos que estimulam o paladar, como sal, azeite e especiarias. 
FONTE: Naila Soares, nutricionista pós-graduanda da Universidade Gama Filho (UGF) e palestrante do projeto SOS Mamãe e Cia

Nenhum comentário:

Paz!