Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

quarta-feira, junho 23

DIFICULDADES COM A MEMÓRIA?!



Não se apavore pois até os jovens hoje em dia apresentam esquecimentos memoráveis.O cansaço,stress,qualquer tipo de pressão emocional ou muitas tarefas ao mesmo tempo podem causar distúrbios de concentração,lapsos de memória,erros ao evocar datas e/ou números de telefones e afins.

É preciso que a pessoa que cuida do idoso esteja atenta principalmente por causa dos horários de possíveis medicações que ele faça uso e prováveis repetições de doses.

Mas se você é o idoso que cuida de si mesmo,não se apavore,apenas tenha uma cadernetinha onde você anotará a cada dia os horários,nomes e doses das medicações que faz uso e a cada tomada você risca no momento exato que tomou a fim de não esquecer e tomar novamente. 

E como você vai lembrar o horário? Coloque o despertador para tocar,quando ele tocar você checa na caderneta qual é o remédio daquele horário,toma e já coloca para despertar no próximo horário,e assim sucessivamente...

Anote sempre as tarefas que você vai realizar naquele dia e se vai fazer alguma coisa na rua,anote também.E anote por ordem de prioridade colocando as que têm maior prioridade no topo da lista porque se o tempo que você dispõe para estar na rua não for suficiente,quando você retornar para casa já terá feito o que era mais urgente.

Há pessoas que não levam a lista para o supermercado,por exemplo,e ficam horas e horas na frente das prateleiras tentando lembrar o que precisam comprar e,muitas vezes,acabam levando pra casa o que não precisavam deixando de comprar o que era necessário.

Anotando,não há como esquecer!

O hábito do despertador eu já tenho há tempos e isto porque eu sempre me distraio quando estou no computador ou assistindo TV ou lendo e assim não corro o risco das panelas queimarem todos os dias...rs.rs.

Contudo se os lapsos de memória são por demais acentuados convém procurar um especialista,a princípio um neurologista,para que seja feita uma avaliação e veja se há possíveis sinais de alguma doença na área cerebral.Descartada esta possibilidade e a de traumatismos há de se buscar através de um especialista da área comportamental, uma provável depressão que também ocasiona lapsos de memória ou distúrbio bipolar ou algum outro distúrbio que afete a memória.

A memória pode ser estimulada através do hábito da leitura,palavras cruzadas,alguns exercícios simples que envolvam as operações fundamentais(idosos alfabetizados),exercício do canto para memorizar as letras,procurar lembrar as datas de nascimento dos filhos e irmãos,números dos telefones dos amigos etc.

Enfim,vamos à luta,pois afinal de contas é isto que é a vida!


bjs,soninha.

Nenhum comentário:

Paz!