Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

quarta-feira, julho 7

O IDOSO E O SONO


A insônia é um distúrbio do sono que acomete pessoas das mais diversas raças,idades e sexo.Ela não distingue o pobre do rico o preto do branco a criança do adulto e/ou o homem da mulher,e é um distúrbio terrível.Quem é portador que o diga!

Muitas vezes o idoso é aquela pessoa que no passado,quando ainda jovem,era portador de insônia e não soube como lidar com a mesma,não buscou ajuda de algum profissional qualificado que o reeducasse para o sono e não o supersaturasse com medicamentos que induzem ao sono.Infelizmente os medicamentos que induzem ao sono são de fácil acesso bastando apenas uma receita médica e em muitos casos nem isto é necessário.

Como não soube lidar com a insônia quando jovem como poderá saber lidar numa fase na qual se encontra bem mais vulnerável e mais solitário? Sem sono ele tende a andar pela casa e consequentemente surgirão ruídos que perturbarão os que estão dormindo ou tentando dormir. Daí para o idoso ser levado ao médico e sugerido um "remedinho" para dormir...é um pulo!

Claro que em alguns casos o remédio vai ser necessário mas daí a se tornar um dependente destas drogas para que os outros possam dormir,é uma maldade sem conta.Se você é idoso,sofre de insônia e se cuida sem precisar de um "cuidador",evite estes remédios.Tome chá de camomila,capim santo associado a erva-cidreira e suco de maracujina,são excelentes calmantes e relaxantes do sistema nervoso induzindo ao sono satisfatório.Mas tenha paciência pois o seu efeito só começa a aparecer dentro de uma semana de uso. Caso opte pelo remédio busque uma orientação médica e segura.

**"O idoso precisa verificar se ele tem dificuldade para começar a dormir, que acontece em função da ansiedade, ou se ele acorda e não dorme mais, o que pode acontecer em função de depressão. A mais preocupante das fases da insônia é a chamada terminal, onde o idoso não consegue passar pelas cinco fases do sono.


Fases do sono – A primeira delas é a sonolência, onde o sono começa a ser aprofundado. Entre a segunda e a terceira fase ocorrem às alterações nas ondas cerebrais e o sono começa a ficar mais pesado. A quarta fase chamada de REM (rapid eye moviment), é onde acontecem os sonhos e o reordenamento da memória pelo cérebro.


Nos idosos é muito comum a interrupção entre as fases um e três, por isso acorda muito rápido ou quando dorme, fica quase em estado de vigília, ou seja, meio dormindo e meio acordado. O principal tratamento para estes casos começa na mudança de hábito. Comer pouco à noite e ter um ambiente tranqüilo já contribuem bastante.


Mas é necessário se fazer uma consulta médica para se saber a origem da insônia e se ela não é sintoma de alguma doença. A auto-medicação é totalmente perigosa nestes casos, pois se desconhece a causa. Ela pode ser tratada tanto com indutores de sono quanto com hipnóticos, que só médico poderá determinar."

Cuide-se e sonhe com os anjos!

bjs,soninha

Nenhum comentário:

Paz!