Paz e Amor!

Paz e Amor!
O Inverno Chegou!!

quarta-feira, julho 7

TEM DOSADO O CÁLCIO?!



Sim, na maioria das vezes a preocupação recai sobre os níveis do colesterol,da glicemia e do consumo de vitaminas e quase ninguém se lembra do tão imprescindível cálcio.O declínio deste elemento durante o processo do envelhecimento é normal já que a sua absorção está alterada e nem sempre a reposição se faz de maneira satisfatória.O surgimento da osteopenia e posterior osteoporose é quase inevitável se não houver o devido cuidado no que diz respeito a sua reposição.Nem sempre apenas os alimentos que o contém suprem as necessidades diárias surgindo a necessidade de associá-los às medicações pertinentes ao caso.
**"O cálcio é um dos principais micronutrientes relacionados com o envelhecimento, além de ser o mais abundante no corpo humano. O metabolismo do cálcio está diretamente relacionado com a perda da massa óssea ou osteopenia, podendo atingir a osteoporose. Além disso, a absorção de cálcio está diminuída no idoso, sendo mais um fator de contribuição da doença. A suplementação pode ser necessária para grupos de risco, como mulheres na pós-menopausa com histórico familiar da doença, raça branca, baixo peso, sedentárias e com exposição solar inadequada.
Segundo as DRIs,a recomendação de cálcio para a população acima dos 51 anos é de 1200mg/dia.
 A vitamina D é um outro fator relacionado ao metabolismo ósseo, sendo necessário um controle adequado na ingestão deste nutriente. O estilo de vida do idoso, prática de atividade física, reposição hormonal e a genética devem ser levados em consideração. Além disso, o consumo de cafeína, alimento comum entre idosos, hábito de fumar e excesso de álcool podem comprometer negativamente a massa óssea.
Contudo, o acompanhamento do paciente idoso é extremamente necessário para que o mesmo tenha uma dieta equilibrada e mantenha a saúde."
Sabe-se que os idosos são e estão mais propensos às quedas,por conta de tonturas,distúrbios da marcha,do equilíbrio e da coordenação motora etc.Enquanto uma queda num jovem em que mantém uma massa óssea preservada,não causa danos,num idoso poderá causar danos muitas vezes terríveis tipo uma fratura de colo de fêmur que o põe acamado por longo tempo,às vezes necessitando de cirurgia que poderá ser viabilizada ou não a depender das condições gerais do mesmo.

Aqui na nossa cidade uma amiga sexagenária subiu em uma cadeira para pegar um objeto que estava em cima do seu armário,caiu e teve fratura de duas vértegras e três costelas.Ela poderia imaginar que algo tão simples que por certo ela fez muitas  vezes quando mais jovem e mais preservada,iria resultar num prejuízo tão grande?!

Assim é a vida! Não é terrorismo,é a realidade.

Melhor prevenir do que remediar não é mesmo?! 

Cuide-se e previna-se!


bjs,soninha

Nenhum comentário:

Paz!