Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

domingo, agosto 1

DESEMPENHO INTELECTUAL DO IDOSO

 idosos disputando xadrez


Há um mito que a sociedade toma como verdadeiro de que o processo do envelhecimento, forçosamente, levará a um péssimo desempenho intelectual do indivíduo bem como a sua memória estará irremediavelmente comprometida, quiçá perdida.

Problemas de ordem intelectual e de memória podem afetar as pessoas de qualquer idade caso elas estejam apresentando fatores de risco para que isto aconteça. O envelhecimento saudável preserva as funções cognitivas e de memória revelando que a saúde é sim o fator primordial na manifestação destas.Se o indivíduo está sadio,ele desempenhará tais funções com êxito.

A perda de memória é uma situação que requer a busca de orientação médica,em qualquer idade.Saiba que algumas situações podem afetá-la tipo:

 ° medicamentos
° abuso de bebidas alcoólicas
° doenças silenciosas
° estresse e preocupação
° depressão
° problemas com visão
° problemas com audição

Algumas pessoas se isolam  perdendo o contato social ,não participam da vida em comunidade,não lêem e nem exercitam a mente através de jogos tipo xadrez, debruçam-se sobre as notícias da TV e ali fazem o seu mundo,surgindo daí uma falta total de motivação para a vida que resulta em lapsos de memória pela falta do seu exercício. Revertendo-se o quadro,reverte-se a amnésia que é apenas motivada e não por doença.As pessoas que sofreram AVC (Acidente Vascular Cerebral) podem apresentar lapsos de memória inda que não apresentem sequelas aparentes.

Algumas condições são tratáveis:

.Pressão arterial alta ou baixa
.Depressão
.Diabetes
.Obesidade
.Enfisema
.Distúrbios do sono
.Doenças da Tireóide

Outras são preveníveis:

.AIDS
.Alcoolismo
.Doença cérebro-vascular
.Exposição a Agentes Tóxicos (solventes, chumbo)
.Sífilis
.Uso de medicamentos, especialmente os calmantes e hipnóticos
.Deficiências Nutricionais
.Desidratação

O modo de vida saudável, a boa alimentação e execícios, o gosto pela leitura e aprendizado, a prevenção das doenças, a prevenção do estresse etc, ajudam a prevenir a redução da capacidade intelectual e memória
(funções cognitivas). derrubando o mito de que o idoso forçosamente deverá ser um desmemoriado e inútil do ponto de vista intelectual.

Texto desenvolvido com base nas leitura do texto Habilidade Intelectual. Os destaques pertencem ao referido texto.

Cuide-se e viva bem!

bjs,soninha

Nenhum comentário:

Paz!