Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

terça-feira, outubro 19

ANSIEDADE



A ocorrência de estados ansiosos em idosos é bastante comum. Vários fatores estressantes podem desencadear estados ansiosos, em vários patamares de gravidade: doenças limitantes, fatores relacionados com o dia-a-dia, inseguranças de várias origens como: financeira, pessoal, fatores de ordem ambiental etc.

A característica principal da ansiedade é a preocupação exagerada com algumas dificuldades do cotidiano. As pessoas superestimam seus problemas e não encontram saídas para livrarem-se deles. Pensam em desgraças familiares, impossibilidade de conseguir dinheiro que lhes garanta o mesmo padrão de vida ou até a sobrevivência, prevêem o aparecimento de doenças graves e incuráveis em si próprios ou em entes queridos. Torna-se claro que todos os indivíduos podem apresentar problemas reais no curso de suas vidas e algumas reações ansiosas não devem então ser rotuladas como doença.

Em estado de ansiedade a musculatura torna-se tensa, aparecem tremores, as extremidades ficam frias (mãos e pés), sentem cansaço, indisposição e fraqueza, o corpo dói sem motivo aparente. Evoluem para dificuldade em respirar, o batimento cardíaco se acelera, transpiram excessivamente, mesmo em repouso, a boca fica seca, sentem náuseas e chegam a vomitar, têm calafrios, urinam com muita freqüência e podem ter dificuldade para engolir. Nos estágios mais avançados apresentam distúrbios do sono (insônia), tornam-se irritados, irrequietos, agressivos e a capacidade de concentração diminui.



bjs,soninha

Nenhum comentário:

Paz!