Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

sábado, julho 9

Feminização da Velhice


No sentido sociodemográfico, o termo feminização da velhice está associado aos seguintes conceitos:

- Maior presença relativa de mulheres na população idosa;

- Maior longevidade das mulheres em comparação com os homens;

- Crescimento relativo do número de mulheres que fazem parte da população economicamente ativa;

- Crescimento relativo do número de mulheres que são chefes de família.

Do ponto de vista médico-social, a feminização da velhice significa mais risco do que vantagem, uma vez que as mulheres são física e socialmente mais frágeis do que os homens. Os idosos de modo geral e as idosas em particular são objeto de um discurso ambíguo das instituições sociais e do Estado brasileiro, que ora os protege, ora os aponta como causadores dos males que afligem os sistemas públicos de saúde e de previdência.

Do ponto de vista sociopsicológico, o conceito de feminização da velhice está associado a evidências de mudanças nas normas e expectativas sociais relativas aos desempenhos esperados para mulheres na velhice e na passagem para a velhice que estamos vivendo no Brasil, na vida contemporânea. As alterações são atribuídas não somente ao aumento do contingente feminino na população idosa, mas à sua crescente integração em diversas esferas da vida social que excedem o âmbito da família, antes o reduto das mulheres idosas.

Essas mudanças em normas etárias refletem-se diretamente em alterações na identidade pessoal e no conceito de categoria etária que podemos observar no aparecimento e na disseminação de novas denominações relativas à velhice:

- maturidade
- meia-idade
- terceira idade
- maioridade
- idade legal
- melhor idade.

No entanto, o processo de transição que estamos vivendo não afeta de modo homogêneo as mulheres de diferentes classes sociais. De fato, elas recebem diferentes tratamentos das pessoas, da mídia e das instituições sociais, são alvo de diferentes exigências e oportunidades e tendem a se afirmar socialmente de maneiras diferentes.

Wanda Patrocinio
bjs,soninha

Nenhum comentário:

Paz!