Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

sexta-feira, junho 22

Substância natural da casca da maçã ajuda a combater a obesidade


Ratos que receberam suplementos do ácido ursólico tiveram menos problemas ligados ao excesso de peso, como diabetes e hipertensão

Uma substância natural encontrada em grandes quantidades na casca de maçã pode ter efeito protetor contra a obesidade e os problemas de saúde que o excesso de peso provoca, como diabetes e hipertensão. É o que revelam pesquisadores da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos.

A pesquisa divulgada na revista Plos One revela que o composto, chamado ácido ursólico, reduz o ganho de peso e evita o surgimento de doenças hepáticas em ratos.

A equipe, liderada por Christopher Adams testou o ácido ursólico em camundongos que seguiram uma dieta altamente calórica e rica em gordura ao longo de oito semanas. Metade dos animais também recebeu um suplemento do composto ao longo do mesmo período. Não houve diferença entre os níveis de atividade dos dois grupos.

Os pesquisadores observaram, ao final da pesquisa, que os camundongos que receberam o suplemento com o ácido apresentaram peso menor do que os outros, níveis normais de açúcar na corrente sanguínea e não desenvolveram doença hepática gordurosa, condição comum associada à obesidade.

Segundo Adams, o ácido ursólico também aumentou a massa muscular e a quantidade de gordura marrom dos camundongos, tecidos conhecidos por ajudar na queima de calorias e que auxiliam na prevenção da obesidade.

"A gordura marrom é benéfica e as pessoas estão tentando descobrir maneiras de aumentá-lo. Neste ponto, não sabemos como o ácido ursólico age. Nosso próximo passo é determinar se o composto encontrado nas maças pode ajudar os seres humanos", conclui Adams.

Bom apetite e boa sorte!

Nenhum comentário:

Paz!