Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

terça-feira, setembro 17

Em uma cadeira, idoso encontra a inspiração para viver


Você já parou para pensar em como uma simples cadeira é capaz de mudar a nossa vida? Alguns comerciais recentes da Coca-Cola e NZI têm focado nos “poderes” deste objeto. Mas talvez seja a Ikea quem tenha melhor demonstrado essa ideia em Empieza Algo Nuevo, filme criado pela S,C,P,F…, da Espanha.

A história gira em torno de um idoso que todos os dias vai ao mesmo parque e senta-se no mesmo banco, com as mesmas pessoas e faz sempre tudo igual, mais ou menos como se estivesse preso em uma música de Chico Buarque. Até o dia em que o banco está ocupado e ele é obrigado a voltar para trás. Pronto, a primeira ruptura está feita.

No dia seguinte, para evitar o problema de não ter onde sentar, o protagonista resolve levar sua própria cadeira. Mas, como ele tem sua própria cadeira, percebe que pode escolher onde quer se sentar. E a curiosidade vai renascendo, para ir cada vez mais longe e explorar novas possibilidades. Quem diria que uma simples cadeira poderia ser fonte de tanta inspiração?

De certa maneira, este filme da Ikea me lembrou de uma das histórias secundárias de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, de Jean-Pierre Jeunet, em que a protagonista resolve sequestrar o anão de jardim de seu pai. Com a ajuda de uma amiga comissária de bordo, que leva o anão para suas viagens e envia fotos dele em pontos turísticos famosos, Amélie consegue inspirar o pai a conhecer o mundo.

Lendo alguns dos comentários sobre o filme, encontrei algumas críticas ao seu desfecho. Na verdade, não vi nada de errado, pelo contrário: o protagonista simplesmente quis compartilhar sua “fonte de inspiração” com os amigos, lembrando que na Ikea sempre haverá outras cadeiras. É uma mensagem bacana, que mostra que os produtos da Ikea podem ir muito além do ambiente caseiro. Vale o play por cada um de seus 121 segundos…

Nenhum comentário:

Paz!