Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

segunda-feira, setembro 16

Novos casos de aids em idosos crescem 26% em SP


O número de novos casos de aids entre a população idosa aumentou 26% em dez anos no Estado de São Paulo. O dado, divulgado nessa segunda-feira, 13, pela Secretaria Estadual de Saúde, contrasta com uma queda de 35% nos novos casos da doença entre a população de jovens e adultos paulistas no mesmo período. Ainda assim, em números absolutos a presença do vírus HIV continua maior nas pessoas mais novas.

O boletim epidemiológico do Centro de Referência e Treinamento (CRT) DST/Aids da Secretaria registrou 318 novos casos de aids em pessoas com mais de 60 anos em 2011, contra 253 em 2001. Já na população com idade entre 15 e 39 anos os novos casos da doença passaram de 6.669 em 2001 para 4.338 em 2011.

Para a médica responsável pelo Centro, Carmen Silvia Bruniera Domingues, o aumento da atividade sexual e as mudanças comportamentais na população de maior faixa etária eleva a exposição dessas pessoas às doenças sexualmente transmissíveis e é umas das explicações para o avanço dos novos casos.

Carmen destaca ainda que os idosos heterossexuais são os mais expostos ao vírus HIV. Ela também observa que, até 2007, a proporção de infecção era maior entre os homens, mas a partir de 2008 a taxa de contágio nos sexos masculino e feminino se equiparou.

Nenhum comentário:

Paz!