Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

domingo, setembro 15

Osteoporose atinge um em cada cinco brasileiros com mais de 55 anos

As mulheres são maioria nesse universo de dez milhões de pessoas. O diagnóstico da doença sai em 15 minutos e pode ser feito pelo SUS.

Em São Paulo, uma campanha tenta chamar a atenção para uma doença que já atinge dez milhões de brasileiros. E o numero que deve aumentar com o envelhecimento da população.

Maria Clara nunca tinha visto um raio-x como o mostrado em vídeo. Em meio a brincadeiras, o osso gigante montado no Parque do Ibirapuera trata de um assunto sério: a osteoporose. 
Um em cada cinco brasileiros com mais de 55 anos tem a doença. As mulheres são maioria nesse universo de dez milhões de pessoas.

Quando chegam à menopausa, elas param de produzir um hormônio, o estrógeno, que regula a absorção de cálcio. Sem o cálcio, os ossos vão ficando fracos.

“Quanto mais precocemente a gente fizer o diagnóstico da osteoporose, melhor será o tratamento e maiores as chances que vamos ter de você não vir a ter uma fratura”, alerta a reumatologista Vera Szejnfeld, diretora da Associação Brasileira de Saúde Óssea.

Existem outros fatores de risco para mulheres e homens: diabetes, falta de sol, sedentarismo, consumo excessivo de álcool, cigarro e café.

O diagnóstico da doença é rápido, sai em 15 minutos e pode ser feito pelo SUS. Primeiro os técnicos fazem esse exame: é um ultrassom do calcanhar. Se o resultado apontar alguma alteração no osso, a pessoa precisa fazer um exame mais completo e de nome complicado: a densitometria, que verifica a densidade do tecido ósseo.

Aos 63 anos, Maria descobriu que tem uma tendência à osteoporose. Além de acompanhamento médico, vai ter que toma mais leite, comer queijo, feijão e brócolis.

“Gostei de saber, pelo menos eu sei que vou ter que me cuidar, vou ter que fazer o necessário, exercício, alimentação reforçada. Assim os alimentos adequados. Tem que se cuidar”, diz Maria Vicentina.

Nenhum comentário:

Paz!