Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

quarta-feira, outubro 30

A importância da higiene na terceira idade


Quanto menor for a capacidade funcional do idoso, mais ele vai se sentir dependente dos outros. Na maioria das vezes, ele se sente constrangido por ter que precisar de alguém que lhe dê banho, que o lembre da escovação dos dentes, da limpeza da prótese, e isso faz com que ele se desestimule e deixe muitas vezes de manter essa higienização que deve ocorrer todos os dias, ajudando na prevenção de doenças de pele, bucal e até mesmo psicológicas.
Por causa desse desconforto, muitos familiares estão procurando a ajuda de um cuidador, que é uma pessoa que tem como compromisso cuidar da saúde, alimentação, higiene pessoal, zelar pelo bem-estar do idoso, além de ter que acompanha-lo em idas ao médico, supermercados, entre outros lugares.
Lindalva Maria, cuidadora e técnica em enfermagem, trabalha nessa área há quatro anos, e fala sobre a sua profissão. “O cuidador tem que está capacitado para auxiliar o idoso que apresenta ou não limitações nas atividades da vida cotidiana e está apto a lidar com idosos independentes ou dependentes, acamados ou não”, diz.
Segundo Lindalva, o maior problema que encontra é em relação aos banhos. “Um exemplo disso é o idoso pra qual atualmente eu estou trabalhando, já faz seis meses e ele ainda sente vergonha na hora em que eu vou dar banho nele, por isso que muitos ficam com mau cheiro, é porque ou não gostam de tomar banho ou porque sentem vergonha em deixar alguém dar banho nele e prefere ficar assim. O que faz com que muitas pessoas se afastem deles, é o que vemos nos ônibus, ou na rua, sempre tem pessoas comentando sobre o mau cheiro de algum velhinho que está perto”, afirma ela. 
Uma boa higiene evita infecções, micoses, bactérias na pele, mau cheiro, desconforto pessoal, por isso, é ideal manter uma higienização diária: lavar os cabelos a cada quase dois e dois dias, manter sempre as unhas dos pés e das mãos bem cortadas e limpas, tomar banho no mínimo três vezes por dia, escovar os dentes e manter limpa a prótese, ter os cabelos sempre penteados.
Não tomar banho diariamente e voltar a usar roupas sem lavá-las, são dois hábitos que se complementam na produção de maus cheiros do corpo, por isso, recomenda-se usar sempre roupas limpas após o banho.

Um comentário:

arlete disse...

OI!Eu acredito esta seja a razão de muito não gostarem de banho.Obrigada por compartilhar.Vjs

Paz!