Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

quarta-feira, janeiro 29

O que está por trás da barriga inchada?

A razão pode ser trivial, ou não. Descobrir o que está por trás da barriga inchada pode desvendar situações realmente graves para a saúde, onde este é apenas um efeito colateral. Há pelo menos 5 condições onde este é um resultado comum. Portanto, se o jeans anda apertado, mas você sabe que não ganhou quilinhos extras, é melhor fazer um check up. 
Causas prováveis:
 *Síndrome do Intestino Irritável*


Se o inchaço na barriga já dura algum tempo, e é acompanhado de dor de barriga, surtos de diarreia e prisão de ventre, a origem pode ser esta Síndrome. Tida como comum, a SII pode ser classificada como uma doença funcional. Não significa que haja algo errado com a estrutura do intestino, mas sim, na maneira como está funcionando. Um dos melhores tratamentos naturais pode ser feito com óleo essencial de hortelã-pimenta. Basta pingar 4 gotas em meia xícara de água, fazendo a ingestão 4 vezes por dia.

*Flatulência* 

O inchaço na barriga pode ser derivado de problemas com a flatulência(gases). O normal é soltar gases entre 12 e 15 vezes por dia. E ainda que a Comunidade Médica não tenha uma definição precisa para a flatulência excessiva, permanecer com gases pode causar inchaço. As medidas neste caso devem ser centradas na alimentação. Há que limitar o consumo de carboidratos não absorvíveis, presentes no feijão, repolho, brócolis, maçãs, ameixas, leguminosas, e nos alimentos que contêm sorbitol em sua composição. Tais alimentos tendem a ser digeridos de forma muito lenta, e podem libertar pequenas quantidades de gás de enxofre, quando de sua passagem através do intestino. Outro fator relevante é mastigar devagar, e muito bem. A comida “bem quebrada” tem menor chance de fermentar, e produzir gases. 

Doença Celíaca* 


Clique na imagem,amplie e leia
Cansaço e perda de peso sem motivo aparente, dor no estômago, e claro, inchaço na região abdominal, podem ser fortes indícios de que está sofrendo com a doença celíaca. Trata-se de uma reação adversa ao glúten, encontrado na cevada e no trigo, por exemplo. Essa condição auto-imune o que faz é levar o corpo a detectar o glúten como uma ameaça, e a criar anticorpos para um contra-ataque. Essa reação provoca danos na superfície do intestino delgado, afetando a capacidade do corpo em absorver nutrientes. Se for o seu caso, há que cortar o glúten de sua alimentação.

*Câncer de Ovário*




Se estiver sofrendo inchaço persistente, e também sensação de plenitude e dor no estômago, cuidado. Os sintomas do câncer de ovário costumam ser bastante vagos, e é por isso que o diagnóstico costuma ser tardio, quando o tratamento será bem difícil. Assim, a mulher deve estar sempre atenta aos sinais potenciais. O médico americano especialista em câncer, Dr. Annwen Jones, afirma que entre os sinais que mais merecem atenção, está o inchaço quase permanente da barriga. “Se for acompanhado de dor frequente no abdômen, problemas urinários e dificuldades para comer, é momento de procurar um médico”, aconselha

 *Flutuações Hormonais*
No pré-menstrual, ou nos primeiros meses da gravidez são períodos comuns de flutuação hormonal, e também de inchaço na barriga. Além da elevação no nível de progesterona, o corpo passa ter uma função intestinal mais lenta. Isso quer dizer que os alimentos vão passar mais devagar através do corpo, o que provoca gases, e o consequente inchaço. Nestas situações, a melhor alternativa natural é caminhar meia hora por dia, beber muitos líquidos, e incrementar o consumo de frutas e legumes.

Nenhum comentário:

Paz!