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sexta-feira, fevereiro 28

Não como carne, e agora?


Segundo Viviane Corrêa do Nascimento, existem mais de 250 estudos que avaliaram a ingestão de nutrientes em indivíduos vegetarianos. "De todos eles, apenas a vitamina B12 não é encontrada na dieta vegetariana estrita", afirma a nutricionista..

Mas de acordo com Tatiana Barão, é possível manter o consumo adequado de nutrientes, sem a inclusão de carne no cardápio. "A dieta deve ser planejada e incluir outros alimentos fontes de proteínas, ferro, zinco e vitamina B12, nutrientes que são principalmente encontrados nas carnes", alerta.

Veja 5 dicas da nutricionista para uma dieta vegetariana equilibrada:

1. Inclua proteínas vegetais, como feijão, grão de bico, lentilha, ervilha... em combinação aos cereais, como arroz, milho, macarrão, trigo etc.;

2. Consuma alimentos fontes de vitamina C após as refeições principais para potencializar a absorção do ferro de origem vegetal;

3. Inclua preparações feitas com proteína texturizada de soja, “carne” de soja ou grãos de soja. “A soja possui todos os aminoácidos essenciais ao organismo em quantidades suficientes”, observa Tatiana.

4. Consuma cereais enriquecidos com ferro e zinco ou suplementos prescritos por nutricionistas (mediante exames laboratoriais);

5. Consuma também lácteos, como leite, queijo fresco, ricota e cottage.

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