Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

quinta-feira, janeiro 8

Inflamação na gengiva pode afetar o coração e aumentar o risco de infarto

O tártaro, originado por restos de alimento nos dentes, pode levar ao entupimento das artérias, piorar a diabetes e contribuir para a inflamação das articulações.

Mau hálito, infecções e inflamações na gengiva, problemas nos dentes e até nos ossos da mandíbula – tudo isso pode ser consequência da falta de higiene e da má escovação. Por isso, é importante tomar alguns cuidados diários com a saúde bucal.

Para quem não sabe, a gengiva inflamada pode prejudicar também a saúde do coração. Segundo a cardiologista Denise Hachul, as bactérias causadoras das infecções gengivais podem se espalhar pela corrente sanguínea e chegar aos vasos do coração, onde causam outra inflamação, que diminui o calibre desses vasos e reduz o fluxo sanguíneo, podendo causar doenças coronárias e até mesmo um infarto.


Má escovação leva ao surgimento do tártaro

Para evitar esses problemas, a principal dica é manter sempre os dentes limpos. Os restos de alimento nos dentes, consequência da má escovação, são causas importantes de problemas na gengiva, inclusive pelo surgimento do tártaro. Nesse caso, no entanto, apenas o dentista pode eliminar esse tártaro com equipamentos específicos.

Essa sujeira pode piorar ainda o entupimento das artérias, aumentar as placas de gordura, piorar a diabetes, contribuir para a inflamação das articulações, favorecer o parto prematuro na mulher e a disfunção erétil nos homens; tudo por causa da reação inflamatória que a má escovação causa na boca.
Porém, além das inflamações e sangramentos na gengiva, é preciso prestar atenção também ao mau hálito. Se for algo recorrente, que não se resolve com pastilhas, sprays, bochechos ou outras alternativas, deve ser avaliado por um especialista, já que pode ser sinal de algum problema no estômago e não na boca.

Formado em Odontologia pela Universidade do Oeste Paulista 
e especialista em Implantes, é fundador e presidente da 
Odontocompany (CRO 44.508)

Cuide da saúde bucal!

*soninha*

Nenhum comentário:

Paz!