Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

quarta-feira, setembro 23

Alzheimer, a doença do século!


Em homenagem ao dia 21 de setembro, Dia Mundial da Doença de Alzheimer, a gerontóloga Eva Bettine procura amenizar a sobrecarga emocional, física e social que ocorre com os familiares de portadores da doença.

Nos estágios iniciais do Alzheimer – forma mais comum de demência que afeta pessoas de meia idade e idosos –, a pessoa tem consciência de seu estado e sofre com as perdas graduais e irreversíveis da função cognitiva, do humor e comportamento, apresentando sentimento de angústia, frustração, raiva e estados depressivos. O portador passa a viver num mundo onde os objetos desaparecem, as explicações são rapidamente esquecidas e as conversas perdem o sentido. 

Em fases mais avançadas, a sensação é de que tudo começa a cada momento, o mundo lhes parece estranho e ameaçador, necessitando de atenção, tolerância e cuidados especiais do familiar ou do cuidador. 

Cuidar de uma pessoa com demência é presenciar de forma progressiva a perda da identidade, processo construído durante toda a vida e que vai se perdendo aos poucos. É importante o familiar evitar a sobrecarga emocional, física e social que ocorre ao atender o portador de Alzheimer, buscando ajuda, informações e suporte emocional em grupos de apoio familiar.


Canal ajuda a tirar dúvidas sobre Alzheimer 


foto notícias

Para atender a grande demanda de e-mails de internautas com dúvidas sobre o assunto, o Portal reabre seu canal de interação com seus leitores. 

O canal “Alzheimer: tire suas dúvidas, envie suas perguntas”, coordenado pela gerontóloga Eva Bettine (foto), vice-presidente da ABG (Associação Brasileira de Gerontologia) e colunista convidada do Portal, pretende esclarecer dúvidas sobre como os familiares podem lidar com a doença, como detectar os primeiros sintomas, tratamentos, quando é o momento para consultar um geriatra, entre outras.

Para garantir a privacidade dos internautas, as interações não serão publicadas no Portal. As respostas serão enviadas diretamente para o e-mail do remetente.

Se você tem alguém na família acometido por Alzheimer e tem dúvidas sobre como lidar com a doença, preencha o formulário abaixo.


Clique AQUI tenha acesso ao formulário e tire as suas dúvidas!!


Nenhum comentário:

Paz!