Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

sexta-feira, outubro 9

Colesterol ruim...Tô Fora!


O controle do colesterol LDL é essencial para que o corpo possa produzir os hormônios corretamente e por isso seus valores devem ser mantidos, preferencialmente, entre 70 e 100 mg/dL, através da alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos.


Quando o colesterol LDL está alto, acima de 100 mg/dL, há formação de placas de ateroma, que aumenta o risco de doenças cardiovasculares, enquanto que, quando o colesterol LDL está baixo, abaixo de 70 mg/dL há um maior risco de derrame cerebral, depressão e Alzheimer, e pode estar associado a algum tipo de câncer, embora ainda sejam necessários mais estudos para comprovar esta relação. 


Porque o Colesterol LDL aumenta

O colesterol LDL alto é ruim para a saúde porque participa da formação das placas de ateromas nos vasos do coração e do cérebro, restringindo a passagem de sangue por estes órgãos, favorecendo o infarto ou Acidente Vascular Cerebral.

O colesterol LDL alto pode ser causado por fatores hereditários, sedentarismo, alimentação e idade, sendo particularmente perigoso, porque não apresenta sintomas. Seu tratamento é feito com simples mudanças na alimentação, prática regular de atividade física e, em alguns casos, uso de medicamentos para o colesterol receitados pelo médico.

Sintomas do colesterol LDL alto

O colesterol (LDL) alto não apresenta nenhum sintoma, por isso recomenda-se a realização de exames laboratoriais de rotina dos níveis de colesterol total e frações. A recomendação para realização desses exames deve ser individualizada. Indivíduos com fatores de riscos associados, como hipertensão, diabetes, tabagismo ou que apresentam história familiar de colesterol elevado, necessitam de um cuidado maior e devem realizar esses exames anualmente.

Pode-se suspeitar de colesterol LDL alto quando se está acima do peso ideal e quando se faz uma alimentação desregrada, na qual são permitidos refrigerantes, frituras, carnes gordurosas e doces.

Valores de referência para o colesterol LDL

Os valores de referência para o colesterol LDL estão entre 70 e 130 mg/dl, mas aconselha-se mantê-lo sempre abaixo de 100 mg/dl, principalmente em pacientes de risco elevado de apresentarem doenças coronarianas, como é o caso de hipertensos e diabéticos.

Como deve ser a alimentação para controlar o colesterol LDL

Para manter o colesterol LDL dentro dos valores ideais, é recomendado respeitar algumas regras alimentares:


O QUE COMER

- leite e iogurte desnatado 
- queijos brancos e light 
- carnes brancas ou vermelhas grelhadas ou cozidas 
- frutas e de sucos de frutas naturais 
- comer diariamente legumes e hortaliças 



O QUE NÃO COMER OU EVITAR

- leite e iogurte integral
- queijos amarelos, como queijo prato, catupiri e mussarela
- embutidos como mortadela, salame, presunto, carnes gordurosas
- refrigerantes e sucos industrializados
- frituras e alimentos ricos em gordura trans

Alimentos como alho, alcachofra, berinjela, cenoura e óleo de camelina são ótimos para controlar o colesterol LDL naturalmente. Assim como os alimentos ricos em ômega 3, 6 e 9. Mas os sucos de fruta naturais também são ótimos aliados.

Nenhum comentário:

Paz!