Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

segunda-feira, novembro 16

Você sorri? Saiba a importância desse gesto nas relações sociais e na saúde física


Se o rosto é o cartão de visita de qualquer pessoa, o sorriso é o responsável pela abertura de muitas portas. Afinal, ele demonstra como está o nosso estado de espírito, possibilita relações sociais, ajuda a levar o dia com mais tranquilidade, nos ajuda a conquistar novas oportunidades e ainda faz bem à nossa saúde.

Benefícios do sorriso para a saúde

Seja por amor, por felicidade, por uma conquista, pelo nascimento de uma criança ou até mesmo nos momentos de tristeza é importante sorrir, pois o sorriso causa uma ação bioquímica que atua melhorando a produção de células do corpo, responsáveis por destruir vírus presentes dentro do organismo.

Além disso, ele atua liberando endorfina e serotonina, neurotransmissores que proporciona bem estar, alívio do estresse do dia a dia, aumenta a sensação de prazer e alivia dores. Estudos realizados por cientistas franceses afirmam que o bom humor funciona como uma vacina para o corpo, pois ajuda a combater vários tipos de doenças e até mesmo a depressão. Veja como ele age no corpo:

Pele

Como ele provoca uma movimentação de uma grande parte da musculatura facial – ao sorrir são movimentados, em média, 12 músculos do rosto e cerca de 60 quando músculos durante uma gargalhada – ajuda a melhorar a elasticidade da cútis, retardando o envelhecimento da mesma.

Sistema cardiovascular

Ao sorrir, a frequência cardíaca se eleva juntamente com a pressão arterial. O sorriso ainda provoca uma vasodilatação das artérias, fazendo com que o fluxo sanguíneo aumente em todo o corpo.

Sistema respiratório

Como durante a risada os pulmões passam por uma hiperventilação, ou seja, ocorre um aumento da quantidade de ar que circula dentro dos pulmões, aumenta a concentração de oxigênio na circulação sanguínea. O benefício é que isso resulta em uma melhor distribuição de oxigênio em todos os tecidos.

Sistema imunológico

E que tal uma imunidade mais alta com apenas algumas boas doses de gargalhadas? A risada contribui para a produção das células NK (Natural killer), sendo estas importantes para a resposta precoce às células tumorais e infecções virais. Além disso, aumenta a quantidade de saliva, que também é benéfica para a imunidade, pois nível de imunoglobulina fica aumentando e a substância ajuda a combater gripes e resfriados.

Viu como é benéfico sorrir? Então, quantas vezes você já sorriu hoje?

Nenhum comentário:

Paz!