Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

sexta-feira, dezembro 4

Longevidade: qual é o segredo?


Em reportagem especial da TV Cultura, o colunista do Portal Terceira Idade, Kurt Lenhard, 92, explica como ele mantém uma vida ativa, feliz e saudável nesta fase da vida

O envelhecimento é um fato novo para a humanidade. Até meados do século 20, a expectativa média de vida girava em torno de 60 anos. Com o avanço da medicina, melhor alimentação e o saneamento básico, as pessoas passaram a viver mais e, hoje, viver até os 70, 80 e até mais de 90 anos está se tornando cada vez mais comum. Mas nem todos alcançam uma idade avançada com boas condições físicas e mentais. 

Para mostrar um exemplo de longevidade, com uma vida ativa, feliz e saudável, o Programa Repórter Eco, da TV Cultura, entrevistou Kurt Lenhard, 92 anos, colunista do Portal Terceira Idade. Na reportagem, Kurt ensina alguns dos segredos de sua longevidade. 

Ânimo de Vida

De origem alemã, Kurt chegou ao Brasil ainda adolescente, em 1939, conseguindo escapar das agruras da 2ª Guerra. Administrador e consultor, foi um dos criadores do Fórum da Educação e autor do livro “A Corrida pela Paz”, publicado em 1986. 

Há quase 20 anos, Kurt ultrapassou a linha da chamada expectativa de vida, e ainda mantém o ritmo, esbanjando lucidez e raciocínio rápido. 

Perguntado sobre que conselho daria para quem está nesta faixa etária e não tem tanto ânimo de vida, Kurt recomenda “se mexer, andar, fazer exercícios, e manter-se atualizado, seja através de jornal ou pela internet e, o mais importante, preocupar-se com aqueles que têm uma vida mais difícil do que a gente”. 

“Não me imagino viver sem amor”

Para ele, o final de semana é sagrado. Vai sempre para a casa de sua namorada, 22 anos mais jovem, a bibliotecária Miriam Menossi (foto), 70. “Eu não posso me imaginar e nem consigo viver sem amor. Eu sou um sujeito emocional”, enfatiza. 

Kurt declara que não tem medo de morrer. “Enquanto a vida durar, vamos aproveitar!”, finaliza. Assista à entrevista completa clicando no vídeo acima.

Um comentário:

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Soninha
Que a vida é linda isso é verdade e merece ser bem vivida!
Um post muito bom!
Bjm fraterno

Paz!