Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

segunda-feira, maio 9

Todo dia é dia das mães!


Dia das Mães, celebrado em vários países em diferentes datas do ano, é comemorado, no Brasil, no 2º domingo do mês de maio. Este ano, as mães brasileiras receberam a homenagem no dia 8 deste mês. 

Mas quando e onde começou esta tradição? A mais antiga comemoração do Dia das Mães remonta à mitologia. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Reia, a mãe dos deuses. Já na história mais recente, na Inglaterra do início do século XVII, a data começou a ser comemorada no quarto domingo da Quaresma, dia dedicado às mães das operárias inglesas, que tinham, então, um dia de folga para ficar em casa com as mães. 

No início do século XX, quando uma jovem norte-americana, Annie Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão, suas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Anny com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração, e consequentemente o Dia das Mães, se espalhou por todos os Estados Unidos e, em 1914, a data foi oficializada pelo presidente no dia 9 de Maio. 

No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

“Minha Vida Querida” 

Em maio de 2012, durante uma entrevista exclusiva ao Portal Terceira Idade, a professora de literatura e contadora de estórias Cristina Paoliello contou uma estória comovente em homenagem ao Dia das Mães. 

No vídeo, Cristina narra o conto “Minha Vida Querida”, de Malba Tahan*, uma lenda do Tibet sobre Te-há-tá, um jovem mercador, que faz um curioso acordo com o Anjo da Morte, ao vir cumprir sua tarefa de levar sua noiva, Li-Tsen-Li. 

Como este dia é muito especial em todos os anos, resolvemos reapresentar o vídeo para que todos os internautas do Portal pudessem se emocionar com esta linda estória. 

Parabéns a todas as mães do Portal e do Brasil neste 8 de maio e em todos os dias do ano. Afinal, todo dia é dia das mães!

Vídeo: Portal Terceira Idade (Maio/2012) 
*Malba Tahan é pseudônimo do escritor e matemático brasileiro Júlio César de Mello e Souza (06/05/1895 - 18/06/1974)


Nenhum comentário:

Paz!