Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

quarta-feira, junho 9

MOVIMENTARAM-SE?!


Ou passaram o dia todo no bem bom...!!rs.

Todos nós desejamos ter uma saúde de ferro porque isto significa doenças bem longe de nós e o corpo saudável não é mesmo? Vamos dar uma espiadinha neste fragmento de texto e ver o que a Organização Mundial de Saúde-OMS- nos diz quanto ao que seja SAÚDE.


A definição mais difundida é a encontrada no preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde: "Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças".

Deixemos de lado as críticas pertinentes a esta definição concentrando a nossa atenção nela e nos situemos.

Perguntemo-nos: Somos ou estamos sadios neste momento?

Desfrutamos de um completo bem-estar físico,mental e social?

O que viria a ser este completo bem-estar físico,mental e social?Será que ele depende exclusivamente de nós ou estará sujeito a fatores que sequer conhecemos?



Eu creio que nós não exercemos controle sobre múltiplos fatores que interferem na nossa vida impedindo-nos de atingir esta plenitude de bem-estar que caracteriza a saúde.No mundo em que vivemos as coisas acontecem muito rapidamente fugindo ao nosso controle muitas vezes antes mesmo de chegar ao nosso conhecimento.Apenas possuir um bom plano de saúde que nos assegure atendimento de qualidade quando necessário, não é suficiente. Tampouco realizarmos tudo o que preconiza a geriatria.

E o que fazer então?

Seguir a filosofia do Raulzito, sentar no trono do apartamento, com a boca escancarada cheia de dentes, esperando a morte chegar?! Claro que não!

Vamos refletir no conceito da OMS, analisar quais fatores podemos exercer influência a fim de assegurarmos um "perfeito bem-estar físico,mental e sosial " e....bola pra frente!

E por falar em bola,precisamos nos movimentar não apenas porque estamos na terceira idade, mas, sobretudo, porque estamos na terceira idade! 

Dá pra entender?! 

Claro!!

A partir dos 60 anos nos países em desenvolvimento onde a expectativa de vida é mais baixa,a ONU define o indivíduo como sendo um idoso e, para que esta expectativa cresça alcançando-o, se faz necessário que ele implemente mudanças na sua vida a fim de que a qualidade da mesma permita-lhe envelhecer com dignidade.



Uma destas mudanças,dentre milhares de milhões, é a implementação do exercício físico para aqueles ociosos, após avaliação e liberação médica,é claro! Sob a supervisão médica e profissionais da área,fisioterapeutas e professor de educação física o idoso começa a se movimentar, e aos poucos à medida que ele próprio sentir no seu organismo as mudanças ocorridas,ele vai amar a caminhada, a natação,a dança,a hidro e tudo mais que o resgata da ociosidade para o movimento.




Já aqueles que cultivaram o hábito do "movimento" durante toda a sua vida, não terão dificuldades porque já fazem parte da vanguarda que dá o empurrãozinho nos mais acomodados.

Uma cadeirinha do papai com o controle remoto da TV na mão é uma delícia,massss o bom mesmo é levantar e cair na folia....rs!


Pensem no conceito da OMS.

...concordem,discordem,revisem,aceitem,rejeitem...

"cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é"...assim diz o poeta.

Mas que o exercício faz bem,isto faz! Eu digo por experiência própria; quando faço as minhas famosas caminhadas tudo funciona direitinho no meu organismo. Quando a "preguicite aguda" bate e eu deixo de lado, chegam: a insônia, obstipação,dor na coluna, nas pernas,falta de apetite etc etc...

O bom mesmo é experimentar!

Não é cerveja mas...Experimenta!

Faz uma avaliação médica antes e manda bronca.Depois me conta.



bjs,soninha

Um comentário:

chica disse...

Estou precisando deles e não estou com ânimo...Preguiça bateu!!!rrs beijos,tudo de bom,chica

Paz!