Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

sexta-feira, junho 25

O ENVELHECIMENTO E A PELE I


O envelhecimento traz mudanças em todos os órgãos e sistemas e com a pele não seria diferente.Haja vista que ela é o maior órgão de proteção do nosso organismo.Com o passar dos anos a pele se torna sem viço,surgem manchas claras e/ou escuras e rugas.

Se você observar a parte interna do braço na região próxima à axila notará que a pele é bem mais fina,sem elasticidade mas aí não há surgimento das manchas que surgem em outras partes como dorso das mãos,face,antebraço etc.Fatores internos e externos contribuem para o envelhecimento da pele.Os externos são decorrentes das radiações ultravioletas do sol e os fatores internos são os que estão ligados ao passar dos anos que atinge todo o organismo.

Na foto acima você percebe o envelhecimento que ocorreu nas mãos que estão a maor parte do tempo sob a ação dos raios solares enquanto a pele das coxas,protegidas pelo vestuário não sofreram as mesmas modificações.

A pele que envelheceu por causa das radiações solares perde a sua elasticidade,surgem manchas escuras ou claras, rugas finas e profundas e pode se apresentar mais áspera, ressecada e descamativa. Além disso surgem as ceratoses solares, lesões que atingem a camada mais superficial da pele formando "crostas" e que, eventualmente, podem transformar-se em um câncer da pele.

Use sempre o protetor solar quando estiver exposto(a) ao sol e consulte um dermatologista quando perceber sinais ou alterações na sua pele que lhe cause estranheza.Cuide-se!


fonte:Dermatologia Clínica
Dr. Roberto Barbosa Lima

bjs,soninha

Nenhum comentário:

Paz!