Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

sábado, julho 3

ENVELHECER NÃO É O FIM DO MUNDO



Ptah-Hotep vizir do rei Djedkaré Isesi da V dinastia, afirmou o seguinte sobre a velhice:

“Quão penoso é o fim do ancião! Vai dia a dia enfraquecendo: a visão baixa, seus ouvidos se tornam surdos, o nariz se obstruí e nada mais pode cheirar, a boca se torna silenciosa e já não fala. Suas faculdades intelectuais se reduzem e torna-se impossível recordar o que foi ontem. Doem-lhe todos os ossos. A ocupação a que outrora se entregara com prazer, só a realiza agora com dificuldade e desaparece o sentido do gosto. A velhice é a pior desgraça que pode acontecer a um homem”

Observem o negativismo expresso em todas as colocações deste cidadão,um aconselhador, que deveria primar pelo positivismo em qualquer circunstância da vida.

Envelhecer não é nenhum fim do mundo e nem o final da vida haja vista que muitos jovens morrem antes dos seus genitores,um fato que não deveria acontecer se nos baseássemos apenas pelo ciclo vital normal: nascimento,crescimento,reprodução,envelhecimento e morte. Quantas crianças portadoras de câncer,outros males e/ou acidentes,estão indo embora e deixando os seus genitores por aqui padecendo a dor cruel da saudade? 

As coisas nem sempre acontecem como pensamos ou achamos! 

É preciso preparar-se para o "envelhecer" com dignidade e aceitação. Ocorrem mudanças? Claro que sim, mas nenhuma que não possa ser suportável por quem está passando e/ou pelos que estão ao seu redor.A ilustração acima nos sugere o processo do envelhecimento como uma tarefa que tenhamos que desempenhar mas nos sentimos "quase" impotentes para realizá-la diante das dificuldades que ela nos impõe.

Raciocinem! Um idoso subir uma longa escada não é uma tarefa difícil?! Claro que sim! Mas com a ajuda da sua bengala ele conseguirá,por certo.

Assim é o envelhecer.Um longo caminho a ser percorrido que nos sugere quase impossível conseguirmos quando vislumbramos ou imaginamos as prováveis dificuldades que temos de enfrentar.Mas existem as "bengalas" que nos ajudarão ao longo do caminho:

- Deus a força maior que nos rege e sustenta,a família,os amigos,cuidadores,médicos,livros,passeios...são tantas...!

O temor é natural pois a nossa civilização ocidental exerce um culto exarcebado à juventude e à beleza e isto leva à negação e rejeição da velhice com todas as suas transformações.Mulheres e homens, principalmente as mulheres, cada vez mais se submetem às mirabolantes cirurgias buscando burlar a ação do tempo sobre o organismo físico em evidentes mudanças.Em alguns casos nos deparamos com criaturas tão "esticadas" em todos os sentidos que nos perguntamos se estamos realmente diante daquele alguém que conhecemos no passado...Tornam-se irreconhecíveis! 

A certeza de que assim é, impõe ao idoso uma insegurança que ele não será capaz de vencê-la se não estiver bem amparado,amado e assistido por alguém que esteja perto de si.Ele sabe-se e sente-se envelhecendo e que poderá vir a tornar-se um "estorvo" aos familiares e esta sensação lhe trará outras tantas como frustração, impotência.desconfiança e até depressão.

É imprescindível que o idoso sinta-se amado e seguro!

Se você está caminhando em direção ao envelhecimento,aceite-se e prepare-se como você se prepara para realizar um empreendimento de muita importância para si mesmo. Em primeiro lugar,cuide-se! Cuide da sua saúde,evite os excessos, informe-se, estude e aprenda sobre as mudanças que terá de enfrentar para que elas não te peguem de surpresa e você as encare como desagradáveis.

A vida não é estática e sim dinâmica,muito dinâmica.E a velhice faz parte da vida daí concluirmos que ela também é dinâmica.A escolha cabe a você,apenas a você.Se,contudo a vida te reservar momentos de aparente solidão pela ausência dos que te são caros e te deixaram sozinho(a),ou te colocar na cama vítima de algum mal que te impeça a mobilidade,lembra-te que ainda te resta a tua capacidade de pensar e sonhar.

Sonha e voa nas asas dos teus sonhos para os mundos onde o desamor não existe e lá neste cantinho onde o teu pensamento alcança te renovarás para enfrentar os ultimos possíveis padecimentos que te estejam reservados.

Cuide-se!

Cuide principalmente do teu interior e espalhe a beleza  que nele existe aos que apenas conseguem enxergar-te pela aparência física.


bjs,soninha

Nenhum comentário:

Paz!