Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

sábado, julho 3

JÁ BEBEU ÁGUA HOJE?



Citei num post anterior a importância da água no nosso organismo e o cuidado que devemos ter com os idosos pois o seu centro regulador da sede se encontrando modificado em decorrência do envelhecimento,quando ele "sente" sede é porque o seu organismo já está carente de água há um bom tempo.

A água tem uma função importante no nosso organismo,já que a maioria de todo o metabolismo ocorre através de reações desenvolvidas no meio aquoso.A água transporta os nutrientes e carreia os produtos tóxicos resultantes do metabolismo para serem eliminados através da urina,suor etc.

A percentagem de água no peso corporal de um prematuro é de cerca de 81%, a de um bebé é de 68% e a de uma criança é de 60%. Nos adultos, a percentagem de água é de cerca de 54% nos homens e 49% nas mulheres.Veja que percentual elevado e considere a sua importância.

Durante o dia eliminamos mais de dois litros de água - através da urina +/- 1.400ml), das fezes +/- 100ml, do suor +/- 100ml e do ar que sai dos pulmões +/- 350ml.Esta perda de água pode ser controlada se houver a sua reposição. Daí a necessidade de ingerirmos diariamente uma quantidade de água mais ou menos proporcional à quantidade que eliminamos.

Podemos repor a água bebendo-a pura,em sucos,chás,frutas etc.Você pode perceber a quantidade reduzida de água em seu organismo através de alguns sinais e/ou sintomas;

- sede

- boca e lábios secos

- saliva encorpada

- pele áspera,ressecada

- urina concentrada com forte odor

- fezes ressecadas(obstipação)

SE VOCÊ APRESENTAR:

- sinais de fadiga

- oligúria (pouca urina)

- anúria (ausência de urina)

- náuseas

-astenia

- dores musculares

- febre

ATENÇÃO! Você pode estar entrando em um quadro de desidratação.

Cuide-se! Prevenir é sempre melhor do que remediar.

- Ao longo do dia beba em torno de 08 a 10 copos d'água.Beba-os entre as refeições e evite beber à noite  para não surgir  a vontade de urinar durante o horário do seu sono.

- Beba sucos, yogurtes e coma frutas que contenham alto teor de água.

- No seu trabalho a água não é confiável? Leve a sua ou compre água mineral no barzinho perto do trabalho.

- Vai caminhar ou praticar outro exercício? Beba água antes,durante e após os exercícios.

- Cuidado com as bebidas alcoólicas pois elas desidratam e os sucos muito adoçados não saciam a sede e não são eficiente no processo da hidratação por conta da sua osmolaridade.

- Está fazendo frio e não sente sede? Beba assim mesmo.Não é lá muito gostoso mas é necessário.

- Está calor? Beba com prazer!

ATENÇÃO! 

Idosos portadores de restrições hídricas por algum problema de saúde devem ser orientados pelo seu médico quanto a quantidade de ingestão de água.


bjs,soninha

Nenhum comentário:

Paz!