Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

domingo, julho 25

A NATUREZA E O SER HUMANO!



A maioria das folhas apresenta a cor verde devido à clorofila, um pigmento que é encontrado nas células das plantas.A clorofila absorve a luz solar e usa a energia desta para fabricar alimento para a planta no processo que recebe o nome fotossíntese.No Outono as folhas das árvores perdem o seu verde-vivo e tomam novas colorações. As folhas do choupo tornam-se douradas como se tivessem sido banhadas numa solução à base de ouro.

Estas mudanças de cor significa que ocorrem transformações químicas nas folhas interferindo na clorofila. Quanto mais o outono se aproxima mais as árvores mudam a sua roupagem preparando-se para o futuro inverno que chegará logo em seguida; mais as folhas tornam-se coloridas,desprendem-se dos galhos e caem ao solo formando imensos e maravilhosos tapetes.No ínicio da primavera surgirão as novas folhas!Os nutrientes vão se armazenando no tronco e raízes onde serão protegidos do inverno,muitas vezes rigoroso.

As folhas param de fabricar clorofila e aquela ainda existente desintegra-se aos poucos permitindo a exuberência de outros pigmentos como a xantofila que lhe dá a cor amarelada etc. Em algumas árvores emergem pigmentos alaranjados e vermelhos.Assim, as folhas do vidoeiro e da nogueira americana tornam-se de um amarelo amanteigado à medida que a clorofila desaparece. As folhas de outras árvores se cobrem de belas sombras avermelhadas.

Somos semelhantes às folhas que mudam de tonalidade à aproximação do outono.A nossa pele são as folhas superpostas que vão se modificando gradativamente à medida em que o outono da vida se aproxima cedendo lugar ao frio inverno. Mas nós não possuimos a capacidade de regenerar este órgão tão elástico e suave  no começo da vida. Ela torna-se fina,friável,delicada ,desidratada e propensa a lesões aos mínimos toques.Ao contrário das folhas das árvores que tomam colorações diversas,a nossa pele torna-se parda e coberta por manchas claras ou escuras e a beleza está muito distante dela. 

Também não conseguimos armanezar alimento no nosso tronco e ramos como as árvores o fazem a fim de enfrentarem o inverno. Quando o nosso inverno chega é para sempre, e nos encontra muitas vezes despreparados por não termos sabido cultivar as outras estações.Não há retorno às novas folhas verdes , clorofiladas e capazes de realizar fotossíntese. Depois de instalado ele será para sempre e, irreversível.

Aproveitemos o outono com prazer,desfrutando de todas as belezas que ele nos traz para que possamos receber o inverno com alegria e dignidade,lembrando-nos sempre que há também muitas belezas manifestas nesta estação.

Basta-nos aguçar os sentidos e percebê-las!



bjs,soninha

Nenhum comentário:

Paz!