Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

quarta-feira, junho 21

Calor demais por muito tempo leva a inflamações e alterações circulatórias graves


AVCs, trombose venosa profunda, isquemias e hemorragias são alguns dos problemas circulatórios graves que podem afetar as pessoas nas altas temperaturas prolongadas.

Já se sabe que pessoas acima de 65 anos, doentes crônicos (obesos, diabéticos, hipertensos, etc.), crianças, usuários de medicação continuada, pessoas acamadas, animais e pessoas de baixa renda são as que mais sofrem com as altas temperaturas, e que a desidratação é um ponto em comum entre idosos e crianças expostos ao calor excessivo.

Porém, o que muitos não sabem é que há outros sinais e sintomas que a população em geral manifesta quando exposta a longos períodos de calor extremo, ou a ondas de calor, que são pouco divulgados. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) adverte, desde 2011, para os efeitos deletérios do calor e de ondas de calor sobre a saúde humana e orienta as autoridades, a população e os profissionais de saúde, sobre como lidar com o calor e seus efeitos na saúde. 

Ansiedade, irritabilidade, apatia e cansaço fácil 

Em períodos de calor acentuado e prolongado, como no verão, sou mais procurado por pessoas com queixas paradoxais, como de: má circulação, irritabilidade e apatia, alterações de pressão arterial e batimentos, tanto excessivos como baixos demais; ansiedade e cansaço fácil, câimbras, erupções cutâneas, insônia, dificuldade de concentração mental e baixo desempenho físico, mental e laboral. 

A Acupuntura e a medicina chinesa sempre levaram em consideração os fatores meteorológicos como fatores causais predisponentes e agravantes de doenças, principalmente quando incidem por longos períodos. 

Banho com água fresca e alimentos refrescantes 

A fim de evitarmos as consequências negativas do calor excessivo no nosso organismo, de acordo com a medicina chinesa, deveríamos procurar nos refrescar em ambientes climatizados, tomando banho com água fresca e consumir alimentos que sejam em sua natureza mais refrescantes como: frutas, saladas, verduras, legumes, sucos diluídos (refrescos); e evitar bebidas e comidas de natureza muito calórica e/ou ingeridas quentes, como cafés, chocolates; condimentos, pimentas, sopas quentes, frituras, excesso de açúcares, excesso de proteína, carnes vermelhas, fumo e álcool de todos os tipos. 

Exercícios físicos nessa época do ano 

Nessa época do ano, o desempenho dos músculos esqueléticos também cai e aumentam as inflamações, e aí o gelo é muito bem vindo para uso local nessas lesões. 

Não é uma época boa para intensificar os exercícios físicos como muitos fazem. Aqueles que usam medicações de uso continuado precisam redobrar a atenção, pois a maioria dos medicamentos diminui o suor e com isso a regulação da temperatura interna fica prejudicada. 

Uso de ventiladores 

O uso de ventiladores quando a temperatura está acima de 35°C não evita os efeitos nefastos do calor no organismo, podendo até facilitar a desidratação. 

O Brasil deveria ter uma política de incentivo à produção e à compra de aparelhos de ar condicionado, pois só climatizando os ambientes evitaríamos milhares de pioras nos estados de saúde e a baixa produtividade no trabalho.
Especialista em acupuntura há 33 anos e fisioterapeuta, Mestre em Ciência da Motricidade Humana (UCB-RJ), especialista em Neurociência aplicada à Longevidade (IPUB/UFRJ) e presidente da ABA-RJ (Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro)

Paz e saúde a todos... 

Nenhum comentário:

Paz!