Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

terça-feira, junho 27

PRESTE ATENÇÃO NA PESSOA IDOSA!


Como você sabe quando é hora de ajudar uma pessoa idosa que está com dificuldades nas atividades do dia-a-dia? Está ficando mais dependente? As perguntas deste questionário podem ajudá-lo(a) a tomar essa decisão.

VIVER EM SEGURANÇA

1. O (a) idoso (a) tem sofrido acidentes e quedas devido à fraqueza, tonturas ou incapacidade de andar com segurança?

2. Existem condições perigosas na casa do idoso, por exemplo, banheiro sem alças no box e no vaso, escada perigosa ou muitos desníveis de solo pela casa?

3. O (a) idoso (a) se recusa a usar cadeira de rodas, andador ou dispositivo auxiliar para se mover com segurança, caso precise?

4. O (a) idoso (a) fala sempre em morte, vontade de morrer ou que a vida já não vale mais a pena? Ou reclama de muita solidão?

ALIMENTAÇÃO

1. O (a) idoso (a) não consegue ou não gosta mais de cozinhar? Ou não tem mais ninguém em sua casa, que cozinhe para ele?

2. O (a) idoso (a) está com alguma doença mais séria, anemia, perda de peso ou algum outro quadro sugestivo de desnutrição?

3. Será que o (a) idoso (a) come somente alimentos industrializados (biscoitos e frituras), evitando comida de sal ou frutas e legumes?

4. É comum o (a) idoso (a) reclamar que se esqueceu de comer? Ou você percebe que ele salta refeições?

Todas as perguntas foram formuladas para responder SIM OU NÃO. Quanto mais independente e autônomo for o(a) idoso(a), mais respostas NÃO você responderá. Ao contrário, quanto mais dependente e frágil for o(a) idoso(a) em questão, mais respostas SIM serão assinaladas.

Dr. Márcio Borges - Médico Geriatra

Nenhum comentário:

Paz!