Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

terça-feira, junho 27

CUIDADOS COM A SAÚDE DOS IDOSOS NO INVERNO


 
A queda brusca de temperatura no inverno em algumas regiões do país possibilita o surgimento de doenças típicas dessa estação. Alguns grupos de pessoas costumam sofrer mais com o frio, como no caso dos idosos, e precisam de cuidados especiais e mudanças na estrutura do lar para passarem pelo período sem contratempos. 
Quer saber quais cuidados com a saúde dos idosos você deve tomar nessa época do ano? Então continue a leitura!

A relação dos idosos com o frio No frio a musculatura costuma se contrair, o que ocasiona dores no corpo. Quem sofre de problemas nas articulações e na circulação do sangue, males típicos em idosos, sente os efeitos do frio com mais intensidade. A terceira idade também costuma sentir mais frio porque possui menos gordura no corpo e têm a pele mais fina.

Além do incômodo natural causado pela variação de temperatura, uma pesquisa da Universidade de São Paulo deste ano comprovou o que muitos já sabem: os idosos têm mais sensibilidade ao frio. Nesse caso, os pesquisadores descobriram que o frio incomoda mais porque está associado a doenças e traz desconfortos musculares e nas articulações.

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) orienta para os riscos da hipotermia – queda da temperatura do corpo, nesta época. Ela pode resultar em longo prazo, em graves problemas de saúde como um ataque cardíaco, em uma lesão hepática ou morte.

Nutrição para idosos A boa alimentação também deve estar presente no inverno. Os idosos costumam comer muitos carboidratos como pães e massas, o que pode desequilibrar a ingestão de nutrientes e levar à baixa imunidade. Opte por proteínas mais saudáveis como peixes, frutas e verduras e muito líquido para hidratar. Muitos idosos possuem também têm queda de vitamina B12, importante para a memória, encontrada em ovos, derivados de leite e bife de fígado. Ofereça ainda caldos e sopas nutritivos que alimentam e aquecem o idoso nos dias frios.

Faça o idoso se movimentar Se o idoso não tiver restrição médica ele deve se exercitar no frio normalmente, de preferência em ambientes fechados. Ficar parado é prejudicial e pode levar à atrofia do sistema muscular, a complicações digestivas e à perda de vitalidade, além de contribuir com a obesidade, o envelhecimento do corpo e o agravamento de doenças.

Para quem já sofre de problemas articulares como artrite e artrose, é melhor investir em atividades com menor impacto como hidroginástica - a água aquecida ainda estimula a circulação do sangue e relaxa. O pilates também é um ótimo aliado para prevenir doenças da terceira idade e dar mais autonomia ao idoso.

Além dos exercícios físicos convencionais, o idoso deve se movimentar sempre que possível, caminhando ao ar livre em horários menos frios ou em lugares fechados como shopping centers.

Proteja os idosos contra o frio O idoso deve sempre proteger o pescoço, a lombar e os pés, que são as áreas do corpo mais receptivas ao frio. Agindo assim você também ajudará a evitar que o idoso contraia friagens, gripes e resfriados com facilidade. Ambientes aquecidos também são benéficos para a saúde deles. Utilize um ar-condicionado com ciclo reverso, ou seja, com função quente, sempre que necessário para aquecer o ambiente do idoso.

Ofereça banho quente O banho quente possui inúmeros benefícios como aliviar as dores musculares. Jatos de água quente na área dolorida ajudam a recuperá-la. Outro benefício é a sensação de relaxamento causada pela dilatação dos vasos sanguíneos que, por sua vez, faz fluir melhor o sangue e o oxigênio. Relaxar ajuda o idoso que sofre com doenças como depressão e melhora a qualidade do sono. O banho quente também ajuda a diminuir sintomas de gripes e resfriados.

Nenhum comentário:

Paz!