Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

terça-feira, agosto 31

Alimentação equilibrada para diabéticos



Para que sua glicemia se mantenha equilibrada, o adequado é:

Composição adequada da dieta alimentar

Carboidratos (pães, arroz, trigo, batata, aipim, milho, frutas):50 a 60 % de baixo IG (índice glicêmico) = 190 g


Fibras(vegetais, frutas e cereais integrais): 20 a 35 g


Proteínas: 0,8 a 1 g/kg/peso = 75 g (peixe: 2 x semana + soja)

Gorduras : 20 a 30% saturados até 7% = 10 g (carnes)
monoinsaturados 20% = 30 g (azeite oliva, nozes) polinsaturados 10% = 15 g (margarina, óleo vegetal)


- Consumir alimentos integrais, que sejam fonte de fibras, pois as fibras servirão de substrato energético para as bactérias que povoam a flora intestinal, além de acelerar o trânsito do bolo fecal bem como fornecer fonte de amido resistente: arroz integral ou parboilizado, aveia em flocos, trigo integral, centeio, cevadinha, quínua.

- Usar diariamente 1 colher de sopa de farelo de aveia, pois este farelo contém beta glucana, uma fibra que gelatiniza no intestino absorvendo açúcar e gordura, deixando o transito mais lento, além de alimentar a flora intestinal.

- Incluir alimentos fonte de gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, ricos em ácidos graxos essenciais como ômega 3, 6, 7 e 9. Estes ácidos exercem atividade antiinflamatória, melhoram a fluidez das membranas celulares e auxiliam a reduzir o colesterol.

- azeite de oliva extra virgem: 1 a 2 colheres de sopa ao dia

- sementes de linhaça, girassol e gergelim : a semente de linhaça deve ser moída e pode ser usada 1 a 2 colheres de sopa ao dia

- oleaginosas (nozes, castanha de caju, castanha do Pará, amêndoas), ricas em vitaminas e minerais, oferecem baixo IG podendo ser usadas junto às frutas nos intervalos das refeições

- peixes de água salgada, salmão, atum, bacalhau, sardinha

- reduzir consumo de gorduras saturadas e trans (biscoitos, frituras, pratos prontos)

- Consumir vegetais de cores variadas (4 a 5 variedades por dia) que serão fonte de fibras, minerais, vitaminas e fitoquímicos.

- Consumir frutas, preferencialmente de baixo índice glicemico(IG) como :maçã, melão, pêra, ameixa, bergamota, laranja, lima, pêssego. Quando comer as frutas de maior IG como : banana, manga, figo, mamão, uva e esta for num intervalo inclua 2 a 3 castanhas do Pará ou 4 nozes.


- Aumentar o consumo de vegetais verde escuros ( agrião, brócolis, couve, couve-flor, repolho, rúcula, nabo) que servirão como prebióticos (alimentam as bactérias probióticas), além de reduzir índice glicêmico dos carboidratos ingeridos, aumentando assim a saciedade – comer no mínimo 1 xícara por dia cru ou cozido no vapor, picado e sem vinagre

- Variar o consumo de proteína, variando a qualidade, alternando gado, peixe, frango, porco, peru, ingerindo também proteínas de origem vegetal como a soja, o feijão, a ervilha, a lentilha e o grão de bico.

- Incluir o consumo de ervas e especiarias para fornecer substâncias antioxidantes, destacando a ação antibacteriana e antifúngica de algumas espécies como alecrim, orégano, curry, gengibre, canela.

- Melhorar a hidratação, aumentando o consumo de água, chás de ervas e reduzir o consumo de café. O consumo de líquidos durante as refeições pode causar plenitude gástrica e flatulência(máximo de 200 ml 30 min antes e 1:30 h após a refeição)

- Incluir o consumo de abacate, por aumentar a produção de glutationa (antioxidante), pode preservar a glutamina que é nutriente essencial para os enterócitos (células do intestino).

- Evitar o consumo de laticínios: leite, queijos, requeijão, molho branco, manteiga, nata, pois estes alimentos são bastante alergênicos, contém gordura trans e são facilmente oxidados.

- Evitar os embutidos como salsicha, lingüiça e salsichão, que contém muito sódio e componentes tóxicos.

NÃO FICAR MAIS DO QUE 3 HORAS SEM COMER


Maribel Melos - Nutricionista
Site Médico

Nenhum comentário:

Paz!