Atividade física vigorosa diminui o risco de doença de Alzheimer, dizem pesquisadores de Havard.
Praticar regularmente atividades físicas vigorosas pode reduzir o risco de doença de Alzheimer (DA).Esta é a constatação de pesquisadores de Havard (Boston, Estados Unidos).Os resultados deste estudo foram apresentados na International Conference on Alzheimer Disease.
A forma mais comum de demência cerebral - perda progressiva das funções cognitivas - é a DA. Como o risco de demência e doença de Alzheimer aumenta dramaticamente com o incremento da idade, é importante avaliarmos todos os fatores que influenciam no aparecimento destas doenças.
Os autores do estudo analisaram os dados do Framingham Heart Study, coletados nos anos de 1986 e 1987.A intensidade das atividades físicas de um total de 1.211 indivíduos foram quantificadas ao longo das 24 horas do dia.
Após duas décadas de seguimento, um total de 242 pacientes desenvolveram a DA.Os indivíduos que praticavam atividades físicas mais vigorosas, quando comparados com os indivíduos mais sedentários, apresentaram um risco relativo 45% menor de desenvolver este tipo de demência."Não podemos afirmar que apenas as atividades físicas vigorosas reduziram o risco de desenvolvimento de DA, mas podemos dizer, pelo menos, que estas atividades parecem conferir um certo grau de proteção", disse o Dr. Zaldy S. Tan, autor principal do estudo.
"Nos parece prematuro dizer que devemos estimular a prática de atividades físicas vigorosas com a finalidade de prevenir a DA.São necessários estudos mais conclusivos para tal afirmação", finaliza o Dr.Tan.
Fonte:www.qvb.com.br
De qualquer maneira se não prevenir totalmente,com certeza será benéfico para o nosso organismo.
bjs,soninha
Nenhum comentário:
Postar um comentário