Paz e Amor!

Paz e Amor!
O Inverno Chegou!!

domingo, setembro 26

IDOSO TAMBÉM TEM AIDS



Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é uma doença infecto-contagiosa causada pelo vírus HIV (Human Immunodeficiency Virus), que leva à perda progressiva da imunidade. A doença - na verdade uma síndrome - é um conjunto de sinais e sintomas advindos da queda da taxa dos linfócitos CD4, células muito importantes na defesa imunológica do organismo. Quanto mais a doença progride, mais compromete o sistema imunológico e, conseqüentemente, a capacidade de o portador defender-se de infecções.


Sintomas


Os sintomas iniciais são os mesmos de várias outras viroses, mas podem variar de acordo com a resposta imunológica de que cada indivíduo. Os mais comuns são febres constantes, manchas na pele (sarcoma de Kaposi), calafrios, ínguas, dores de cabeça, de garganta e dores musculares, que surgem 2 ou 3 semanas após a infecção. 


 sarcoma de kaposi



sarcoma de kaposi



Nas fases mais avançadas, é comum o aparecimento de doenças oportunistas como tuberculose, pneumonia, meningite, toxoplasmose, candidíase, etc. 


Diagnóstico


Existe um exame de sangue específico para o diagnóstico da AIDS, chamado teste Elisa. Em média, ele começa a registrar que a pessoa está infectada 20 dias após o contato de risco. Se depois de três meses o resultado for negativo, não há mais necessidade de repetir o exame, porque não houve infecção pelo HIV.


Transmissão


O vírus HIV sobrevive em ambiente externo por apenas alguns minutos e, mesmo assim, sua transmissão depende do contato com mucosas ou com alguma área ferida do corpo.

AIDS não se transmite por suor, beijo, alicates de unha, lâminas de barbear, uso de banheiros públicos, picadas de mosquitos ou qualquer outro meio que não envolva penetração sexual desprotegida, uso de agulhas ou produtos sangüíneos infectados. Existe também a possibilidade da transmissão vertical, ou seja, da mãe infectada para o feto durante a gestação e o parto (AIDS congênita).

Os pesquisadores ainda não sabem se sexo oral é capaz de transmitir a síndrome. Há, porém, descrição de pessoas que se infectaram ao engolir esperma. 


USE CAMISINHA!




bjs,soninha

Nenhum comentário:

Paz!