Paz e Amor!

Paz e Amor!
O Inverno Chegou!!

terça-feira, setembro 28

TODO CUIDADO É POUCO...




O último levantamento do Sistema Único de Saúde (SUS) mostra que, em 2006, 30 mil idosos foram hospitalizados por causa de quedas, o que representa um custo de quase R$ 50 milhões para os cofres públicos. Trinta e cinco por cento dos acidentes aconteceram em casa. Uma clínica de repouso em Ribeirão Preto (SP) adotou cuidados que podem diminuir o problema: muitos corrimões, proteção na cama, grades nas escadas e rampa com a inclinação adequada, no máximo, 12,5º. “Aquele degrauzinho entre a sala e a cozinha passa a ser um ambiente de risco”, explica o médico geriatra Paulo Formighieri.



Sapatos


Nem sempre as quedas são provocadas por obstáculos encontrados em casa ou na rua. Em 60% dos casos, a armadilha está no pé do próprio idoso, que não dá importância à segurança que um sapato pode oferecer. A diferença está, principalmente, no solado. O médico Rogério Bitar dá as dicas para escolher o sapato certo: “A base do calcanhar tem que ser larga, para poder conferir mais estabilidade. De preferência, a sola tem que ser antiderrapante.”


 
Bengalas


A segurança também pode estar nas mãos. O comerciante Adolfo Franco, de 62 anos, se sente mais confiante em andar pelas ruas com uma bengala. “Tem vários velhinhos que não querem usar, mas fica elegante e ainda dá segurança”, aconselha. O estilista Salvatore Laureano concorda: tem uma coleção de sugestões para quem quer impressionar os amigos. “São bengalas importadas, de marchetaria, com cabo de prata, bronze…”, comenta. Talvez seja por usar bengala há muito tempo que dona Margarida Schuraquio, de 90 anos, se orgulha dos bons resultados. “Subo e desço escada e, graças a Deus, por enquanto ainda não caí.” 


http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL654593-5598,00-SAPATO+ADEQUADO+E+BENGALA+PODEM+EVITAR+QUEDAS+DE+IDOSOS.html


 bjs,soninha

Nenhum comentário:

Paz!