Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

quinta-feira, novembro 18

Botulismo



Todos nós gostamos de palmito,milho verde, picles, frutos do mar etc. Muitas vezes ingerimos estes alimentos de maneira despreocupada sem ao menos imaginarmos que podemos estar correndo sérios riscos. Daí porque eu trouxe este post para alertar em relação ao botulismo que pode matar em poucas horas e/ou deixar a pessoa em coma por vários dias e até meses e graves sequelas pesteriores.

Leiam com atenção!


Botulismo é uma doença grave, de notificação compulsória, causada por neurotoxinas pré-formadas do Clostridium botulinum, um bacilo anaeróbico que produz esporos resistentes e é encontrado no solo, nas fezes humanas e de animais e nos alimentos.

A doença pode apresentar-se sob diferentes formas: botulismo alimentar, em lactente, das feridas. A mais comum é o botulismo produzido pela ingestão de alimentos contaminados, na maioria dos casos, alimentos em conserva ou feitos em casa. São exemplos os vegetais, especialmente o palmito, os embutidos, os peixes e os frutos do mar preparados sem respeitar as regras básicas de esterilização.

 criança com botulismo

O botulismo do lactente se manifesta nos primeiros meses de vida, em decorrência da ingestão de esporos do Clostridium, que proliferam no solo ou nos alimentos e liberam toxinas no intestino da criança. Nesse caso, a gravidade vai desde problemas gastrintestinais contornáveis até episódios de síndrome da morte súbita.

 Fique de olho!

O botulismo por feridas tem como causa lesões traumáticas ou cirúrgicas infectadas pelo Clostridium botulinum e o uso de drogas injetáveis. 

Incubação e sintomas

O período de incubação varia de algumas horas até oito dias. Sua duração está diretamente associada à quantidade de toxina liberada no organismo.

Os principais sintomas são visão dupla e embaçada, fotofobia (aversão à luz), ptose palpebral (queda da pálpebra), tonturas, boca seca, intestino preso e dificuldade para urinar.

À medida que a intoxicação evolui, o comprometimento progressivo do sistema nervoso se manifesta na dificuldade para engolir, falar e de locomoção. O mais grave de todos os sintomas do botulismo é a paralisia dos músculos respiratórios, que pode ser fatal.

 
Ferva 15' (minutos) antes de degustar!


Diagnóstico

O diagnóstico leva em conta os sinais e sintomas, a resposta ao exame neurológico, o resultado da pesquisa sobre os alimentos ingeridos e a ocorrência de casos de intoxicação em pessoas próximas, que possam ter consumido os mesmos alimentos contaminados.

No entanto, o diagnóstico de certeza só é dado por exames que demonstram a presença da toxina no sangue ou da bactéria nas fezes do paciente.


 botulismo animal


Tratamento

Paciente com botulismo exige internação hospitalar para terapia de suporte e controle das complicações, especialmente dos problemas respiratórios, que podem ser letais.

O processo de recuperação é lento e depende de como o sistema imunológico reage para eliminar a toxina. Quanto ao uso de medicamentos, antibióticos não são eficazes para reverter o quadro, mas a aplicação de soro antibotulínico pode evitar que a toxina circulante no sangue alcance o sistema nervoso.

 cuidado com a procedência do mel...

Recomendações:

* toda atenção é pouca, quando se trata de alimentos enlatados, em vidros, ou embalados a vácuo, porque a bactéria tem predileção por ambientes sem oxigênio. Não os consuma, se notar qualquer irregularidade na embalagem, como lata enferrujada ou estufada ou água turva dentro dos vidros;

* o preparo de conservas caseiras deve obedecer rigorosamente aos cuidados de higiene para evitar a contaminação pelo Clostridium;

* ferver os alimentos enlatados, especialmente palmito, ou as conservas antes de consumi-los, é uma boa dica para destruir toxinas liberadas pela bactéria;

* o mel pode ser um reservatório da bactéria do botulismo. Só consuma os fabricados por companhias idôneas.

prefira as sardinhas frescas e bem cozidas...


fonte: site do Dr.Dráuzio Varella

Por favor, não se descuidem, esta doença é grave!


bjs,soninha



Um comentário:

noemia disse...

Li sobre botulismo, gostei muito dessa observação, também li algumas mensagens e fiquei muito feliz que ainda tem pessoas que continua seguindo sua vida com alegria. Beijos e obrigada.

Paz!