Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

quarta-feira, novembro 10

DOENÇA DE ALZHEIMER




Dúvidas Frequentes:


1- O que causa a Doença de Alzheimer?

Os cientistas ainda não sabem exatamente qual é a causa da doença de Alzheimer. O que se sabe é que a doença desenvolve-se como resultado de uma série de eventos complexos que ocorrem no interior do cérebro.

A idade é o maior fator de risco para a doença. Quanto mais idade maior o risco.


2- Quais são os sintomas da doença de Alzheimer?

A doença de Alzheimer é uma enfermidade progressiva e os sintomas agravam-se à medida que o tempo passa. Mas é também uma doença cujos sintomas, sua gravidade e velocidade variam de pessoa para pessoa.

Os sintomas mais comuns são :

- perda de memória, confusão e desorientação.

- ansiedade, agitação, ilusão, desconfiança.

- alteração da personalidade e do senso crítico.

- dificuldades com as atividades da vida diária como alimentar-se e banhar-se.

- dificuldade em reconhecer familiares e amigos.

- dificuldade em tomar decisões.

- perder-se em ambientes conhecidos.

- alucinações, inapetência, perda de peso, incontinência urinária e fecal.

- dificuldades com a fala e a comunicação.

- movimentos e fala repetitiva.

- distúrbios do sono.

- problemas com ações rotineiras.

- dependência progressiva.

- Vagância


3- Se uma pessoa da minha família tem Alzheimer eu tenho maior risco de ter a doença ?

Existem dois tipos de doença de Alzheimer: a doença de Alzheimer familiar que ocorre em adultos jovens e parece ter um caráter hereditário importante e a forma esporádica na qual o fator hereditário não é óbvio.

Aproximadamente apenas 5 % da doença de Alzheimer é familiar e 95% esporádica.

Na forma familiar da doença de Alzheimer, vários membros de uma mesma geração são afetados. Na forma esporádica a doença desenvolve-se a partir de uma grande variedade de fatores que os cientistas ainda estão tentando determinar.

A idade é o fator de risco mais conhecido e importante para a forma esporádica da doença de Alzheimer. Ter um familiar com Alzheimer aumenta o risco duas ou três vezes na forma esporádica mas não há como prever se você irá ter a doença ou não.


4- Qual o nível de certeza do diagnóstico clínico?

Médicos experientes em doença de Alzheimer fazem o diagnóstico correto em cerca de 90% dos casos.


5- Como familiar e cuidador (a) como posso buscar informações e ajuda sobre a doença?

A informação correta associada à solidariedade ainda são as armas mais poderosas no enfrentamento dessa grave questão humana e de saúde pública. Este site foi construído exatamente para preencher essa lacuna definitivamente. O Alzheimermed tem um compromisso inegociável com o tratamento correto da informação não apenas para médicos e profissionais de saúde mas também para familiares e cuidadores que precisam de ajuda. Além das informações básicas sobre todos os aspectos da doença, facilmente acessadas por assunto, o Alzheimermed propicia e estimula a maior interação possível entre os que detém a

O Alzheimermed conta com um poderoso instrumento: o fale com o especialista. Onde você coloca sua dúvida e recebe prontamente uma orientação geral escrita pessoalmente pelo Dr.Norton Sayeg.

O espaço do cuidador é uma seção voltada para cuidar de quem cuida. Trata-se de um espaço de laser e de informação, visite e envie suas sugestões. Enfim, a missão do Alzheimermed é de ajudar. De sempre ser solidário. De mostrar que existem pessoas que se importam. De mostrar que você não está só.


fonte: site Alzheimermed


bjs,soninha



Nenhum comentário:

Paz!