Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

quarta-feira, dezembro 8

Aforismo 20: O Aparente Fracasso do Homem Espiritual

 
"Renunciai à vossa pretensa cultura
e todos os problemas se resolvem".
 

Lao Tsé


Renunciai à vossa pretensa cultura,

E todos os problemas se resolvem.

Oh! Quão pequena parece a diferença entre o sim e o não!

Quão exíguo o critério entre o bem e o mal!

Como é tolo não respeitar o que merece ser respeitado de todos!

Oh solidão que me envolve todo!

Todo o mundo vive em prazeres como se a vida fosse uma festa sem fim,

Como se todos vivessem em perene primavera!

Somente eu estou só... Somente eu não sei o que farei...

Sou como uma criança que desconhece sorriso...

Sou como um foragido sem pátria nem lar...

Todos vivem na abundância, somente eu não tenho nada...

Sou um ingênuo, um tolo. É mesmo para desesperar...

Alegres e sorridentes andam os outros!

Deprimidos acabrunhado ando eu...

Circunspetos é ele, cheios de iniciativas!

Em mim, tudo jaz morto...

Inquieto, como as ondas do mar, assim ando eu pelo mundo...

A vida me lança de cá para lá, como se eu fosse uma folha seca...

A vida dos outros tem um sentido, e eu não tenho uma razão-de-ser....

Somente a minha vida parece vazia e inútil;

Somente eu sou diferente de todos os outros,

E, no entanto - sossega meu coração!

Tu vives no seio da mãe do Universo.

...
Tao Te King.

Nenhum comentário:

Paz!