Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

quinta-feira, janeiro 19

Mais pimenta na dieta


Se você está fazendo dieta, talvez seja a hora de colocar mais pimenta nas suas refeições. Isso porque, o alimento, pouco consumido pela maioria, funciona como um termogênico, aumentando a temperatura corporal e auxiliando no gasto calórico. “Os alimentos termogênicos são aqueles que têm a capacidade aumentar o gasto energético do seu organismo durante o processo digestivo e metabólico”, explica Luciana Harfenist, nutricionista da Funcionali Nutrição Funcional Personalizada. 
Segundo Luciana, a termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e algumas interferências neste sistema podem ajudar no emagrecimento e também no controle da obesidade. Na prática isso significa que aliar uma dieta saudável e rica em exercícios com o consumo da pimenta potencializa o gasto calórico, acelerando aqueles resultados tão esperados.

No entanto, não adianta pensar que apenas incluir a pimenta no cardápio irá mudar muita coisa. Ou seja, ela deve funcionar como um complemento, nunca como agente principal. “De acordo com algumas pesquisas, além de aumentar a temperatura do corpo, o consumo de pimenta também liberaria catecolaminas, que diminuiriam o apetite, auxiliando na perda de peso”, conta a nutricionista Karine Nunes Costa Durães.

O gosto ardido do alimento é gerado pela capsaicina, que além de servir como termogênico possui outras funções benéficas para o organismo. “Estudos conseguiram comprovar que a capsaicina possui também propriedades antioxidantes, moduladora da inflamação, anticarcinogênicas e antimutagênicas”, explica Luciana. Além disso, o alimento também é fonte de vitamina C, ácido fólico, licopeno e outras diversas substâncias.
Mas diferente de outros termogênicos, como canela e chá verde é preciso moderação na ingestão de pimenta, isso porque, alguns de seus ingredientes podem causar irritação estomacal e agravar outras doenças. “Pessoas que possuem patologias como úlcera, gastrite, hemorroida ou algum desconforto gástrico relacionado ao consumo da pimenta devem evitá-la”, diz Karine. 

notícia DAQUI 
beijinhos...

Nenhum comentário:

Paz!