Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

terça-feira, abril 24

AUTOCUIDADO EM IDOSOS COM ÚLCERA VENOSA CRÔNICA

As úlceras crônicas dos membros inferiores são doenças crônicas do sistema vascular e o seu controle tem constituído um desafio para os profissionais de saúde, pois seu tratamento envolve a participação ativa dos portadores de úlcera crônica no sentido de modificar alguns comportamentos prejudiciais à sua própria saúde. 

O objetivo do estudo foi investigar o autocuidado realizado pelo idoso portador de úlcera venosa crônica. Estudo descritivo exploratório, a obtenção dos dados da pesquisa foi feita por meio de um questionário estruturado com itens específicos sobre o tema, aplicado em idosos de 60 a 88 anos, de ambos os sexos, cadastrados na Unidade Básica de Saúde – Policlínica Zona Norte em Maringá-PR. 

Constatou-se que a dor física para cinco dos idosos não os impede de realizar alguma atividade do dia a dia, porém todos apresentam pelo menos uma das problemáticas apontadas: quadro depressivo, diminuição da autoestima, da imagem corporal, insatisfação no padrão do sono, despertares durante a noite, por causa da ferida. 

A cicatrização eficaz da ferida somente é obtida com o atendimento ao paciente por uma equipe multidisciplinar e bem treinada; o acompanhamento minucioso por parte da enfermagem possibilita a detecção precoce de achados anormais, aliado a isso é de suma importância o autocuidado realizado pelo idoso portador de úlcera venosa crônica.
por:
Bárbara Andreo Dos Santos
Joana Ercília Aguiar
Sonia Silva Marcon

Nenhum comentário:

Paz!