Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

terça-feira, junho 19

COMO APROVEITAR BEM A TERCEIRA IDADE


Veja o artigo escrito por Anizia Spezia, aposentada, 65 anos, Coordenadora da Campanha “Seja um Cuidador Voluntário” do Portal da Terceira Idade

Há um bom tempo tenho notado um grande número de jovens visitando o Portal. E, muitos deles, participando daCampanha dos Cuidadores Voluntários, da qual fui a 1ª voluntária e, hoje, coordenadora da campanha. 

Isto, do alto dos meus 65 anos bem vividos, sem falsa modéstia, despertou-me o desejo de passar algumas dicas a esses futuros idosos, para que possam curtir em pleno vigor essa etapa maravilhosa da vida. 

1- Seja sempre curioso, estude muito, e se interesse por tudo. Cultura inútil não existe. Cultura existe. 

2- Procure trabalhar sempre, e naquilo que te der prazer. Não entre em competições inúteis com ninguém, você só tem o compromisso de vencer a si mesmo. 

3- Compartilhe com seus filhos a fé em Deus e exercite a oração ao trabalho. 

4- Procure sempre apoiar os movimentos de direitos humanos, principalmente para idosos. Lembre-se: um dia você será idoso e seria bom encontrar uma sociedade que te respeite. 

5- O ideal é que seus filhos, ao chegarem à maioridade, já não dependam de você. E você, ao chegar à terceira ou quarta idade, não dependa deles. 

6- Ao chegar à terceira idade, reduza suas atividades de trabalho e aumente consideravelmente suas atividades de lazer e sociais. 

7- Viaje muito, visite parentes distantes, selecione amigos e procure estar sempre presente em todos os eventos que envolvam parentes e amigos, como casamentos, aniversários e festas de fim de ano. 

8- “Ter um milhão de amigos” é um belo refrão de uma das mais conhecidas canções de Roberto Carlos. Meia dúzia de amigos sinceros e companheiros para todas as horas deixa qualquer ser humano extremamente feliz, independentemente da idade. 

9- Tenha sempre uma pequena poupança para alguma emergência, mas não guarde muito dinheiro. Lembre-se: dessa vida não se leva nada, só a lembrança dos amigos e o amor no coração. 

10- Cultive amizade com vizinhos e, se morar em apartamento, cative o porteiro. Eles notarão sua ausência e, se houver alguma necessidade de ajuda, eles estarão sempre dispostos a socorrê-lo(a). 

11- Não se queixe de suas dores físicas aos familiares e amigos. Ouvir sobre suas dores é função de seu médico. 

12- Não critique. Procure sanar seus defeitos e imperfeições. 

13- E, finalmente, evite a frase que os jovens odeiam: “No meu tempo...” O seu tempo passou, procure viver, hoje, o tempo de todos nós, e com alegria, sorrisos e muito, muito bom humor. 

14- Feliz Terceira Idade a todos!


abraços...

Nenhum comentário:

Paz!