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segunda-feira, agosto 6

AFINAL, CAFÉ FAZ BEM À SAÚDE?




Os bons efeitos do café vão além dos vasos sanguíneos. Seu consumo regular tem sido associado à redução da mortalidade geral, inclusive por câncer e redução do risco de doenças crônicas do fígado.No cérebro.

• Aumenta o desempenho psicomotor e estados de vigília, atenção e humor 

• Reduz o risco de suicídio 

• Evita o aumento da pressão arterial durante estresse mental

• Reduz o risco de declínio cognitivo e demência incluindo a Doença de Alzheimer

• Reduz o risco de desenvolver a Doença de Parkinson

• Reduz o risco de isquemia cerebral entre fumantes


NO EXERCÍCIO FÍSICO

• Reduz a freqüência cardíaca e percepção de dor muscular em atividade aeróbica 

• Retarda a fadiga muscular no exercício aeróbico e anaeróbico

O café também tem seus CONTRAS, mas que têm fáceis soluções:

1- Consumo de cafeína NA GRAVIDEZ AUMENTA O RISCO DE ABORTO espontâneo e de gerar recém-nascido de baixo peso, especialmente em doses maiores que 200mg/dia. Alguns estudos demonstraram que o excesso de café pode reduzir a fertilidade feminina.

SUGESTÃO: Na gravidez, tomar pouco café ou só tomar café descafeinado.


2- PODE PROVOCAR INSÔNIA.

Sugestão: Evitar tomar após certa hora da tarde.


3- ABSTINÊNCIA. Geralmente entre pessoas que bebem altas doses diárias. 

SUGESTÃO: Para quem toma café diariamente, evitar suspender o consumo subitamente.


4- Consumo de café não coado pode levar a um leve AUMENTO DE COLESTEROL .e de homocisteína (marcadores de risco de doença cardiovascular). 

SUGESTÃO: Dar preferência ao café coado. Entretanto, não há porque deixar de saborear um bom café expresso de vez em quando.


5- AZIA. Não há evidências de que o consumodo café aumente o risco de refluxo de ácido do estômago para o esôfago (refluxo 
gastroesofágico). Alguns estudos demonstraram que o café descafeinado pode reduzir o nível de acidez no esôfago. 

SUGESTÃO: Para as pessoas que gostam de café, mas sentem azia ao bebê-lo, a sua forma descafeinada pode ser uma saída. 


6- Café em excesso em IDADES AVANÇADAS pode 
aumentar o risco de osteoporose e risco de fraturas, pois a cafeína reduz a absorção de cálcio.

SUGESTÃO: É recomendável que indivíduos idosos não excedam três xícaras de café por dia (300mg de cafeína).


7- Excesso de café pode dificultar a o CONTROLE DE CRISES DE ENXAQUECA Por outro lado, a suspensão abrupta do café também pode desencadear crises.

SUGESTÃO: Evitar excesso de café assim como suspensão abrupta do seu consumo. Se percebermos que em mais da metade das vezes que tomamos um cafezinho ele nos provoca uma crise de enxaqueca, aí sim vale a pena suspender seu uso.

À luz do conhecimento atual, o consumo de três a quatro xícaras diárias (300-400mg de cafeína) está muito mais próximo de um ótimo investimento à saúde do que simplesmente um hábito que não faz mal à saúde. 
fonte:



-soninha-

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