Paz e Amor!

Paz e Amor!
Sol...Calor!

terça-feira, junho 18

Os Estereótipos da Velhice


Comecemos fazendo uma recapitulação do que seja "estereótipo":
" ESTEREÓTIPO é a imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação. São usados principalmente para definir e limitar pessoas ou "GRUPO DE PESSOAS" na sociedade. Sua aceitação é ampla e culturalmente difundida no ocidente sendo um grande motivador de preconceito e discriminação. 
Conceito infundado sobre um determinado GRUPO SOCIAL, atribuindo a todos os seres desse grupo uma característica, frequentemente depreciativa; modelo irrefletido, imagem preconcebida e sem fundamento."
De posse desta pequena revisão eu lanço uma ampla pergunta: 

Quem nunca escutou alguém falar: - velho é assim mesmo;não gosta de tomar banho; é de uma teima horrível, eu nunca vi alguém mais teimoso é pior que mula quando empaca; OU: - é tão difícil de conversar com ele( a), também nesta idade....; OU: - eu nunca vi pessoa mais esquecida, não sei mais o que fazer; OU: - nada agrada a essa criatura....e por aí...??!!

Semana passada escutei alguém falar: " Sabe como é né, conversar com gente de mais idade é meio difícil ". 

A resposta brincou na ponta da minha língua, me cutucou o corpo inteiro, ferveu meu sangue mas eu me calei porque não queria gerar polêmica no ambiente de trabalho. 

Conversar com o idoso ou velho como queiram chamar, não é difícil não gente nova, o que falta em vocês é paciência para acompanhar a sua linha de raciocínio que vocês "julgam" ultrapassada e que, se escutassem, talvez aprendessem com ele muitas coisas úteis às suas vidas.

O jovem que para e conversa com um velho, transpõe barreiras de tempo e espaço se dispondo a aprender e a ensinar impedindo que o muro de preconceitos contra o idoso se eleve cada vez mais. Quando o jovem julga que é difícil falar com o idoso ele está deixando cair a máscara mostrando a sua verdadeira face preconceituosa que nele se afixou com a ajuda dos "estereótipos" criados e imputados ao grupo de idosos há muitas e muitas gerações.

Esta de que velho é chato, velho não gosta de tomar banho, velho não se lembra de mais nada, velho não tem uma meta na vida, velho é rabugento, velho é uma pessoa difícil com quem se conversar, velho é isso, velho é aquilo...são estereótipos criados para não terem que se aproximar dos idosos, exercitarem a paciência, o amor e a solidariedade. Sobretudo a paciência que, normalmente, não é uma virtude da pessoa mais jovem.

Claro que não é um fenômeno generalizado senão o que seriam dos idosos? Refiro-me aos que assim pensam, falam e agem.

Portanto, aqueles que se baseiam em estereótipos firmados na sociedade desde que o mundo é mundo, saiam dos seus casulos e se disponham a conhecer de perto as pessoas mais idosas. Existem idosos agradabilíssimos, fontes de conhecimento , cultura e alegria que poderão ajudar muitos jovens que parecem velhos doentes. Como também existem os idosos que são um verdadeiro poço de lamentações, a estes, dispensem-lhes jovialidade, carinho, atenção, escutando as suas "queixas" e orientando-os com suavidade o caminho a trilhar a fim de amenizá-las.

Quando Deus nos criou iguais perante Ele e a Vida, passando todos pelo mesmo ciclo do berço ao túmulo, foi para que nos ajudássemos mutuamente e que as nossas lições de superação se tornassem úteis em qualquer época da nossa existência, não apenas a nós mesmos como também ao nosso semelhante. 

Na Bíblia, que é o livro religioso mais conhecido, creio eu, há várias citações sobre o valor dos idosos, no entanto muitas pessoas que a têm como livro de cabeceira agem como se nunca as tivessem lido ou se as leram não entenderam o seu significado.

Vejamos algumas delas: 

"Levantem-se na presença dos idosos, honrem os anciãos, temam o seu Deus. Eu sou o Senhor. Levítico 19:32."

"Eis porque não perdemos coragem e mesmo se, em nós, o homem exterior caminha para sua ruína, o homem interior se renova a cada dia...Nosso objetivo não é o que se vê mas o que não se vê; o que se vê é provisório, mas o que não se vê é eterno,2 Cor 4,16-18."

"Mesmo na velhice darão fruto,permanecerão viçosos e verdejantes, Salmos 92:14."

"Mesmo na sua velhice, quando tiverem cabelos brancos, sou eu aquele que os susterá. Eu os fiz e eu os levarei; eu os sustentarei e eu os salvarei."Isaías 46:4

"Velhos e velhas se sentarão ainda nas praças de Jerusalém’ cada um com o bastão na mão, tão avançada será sua idade" (Cf. Zc 8,4). " ...vossos velhos terão sonhos; vossos jovens terão visões..." (Jl 2,28).

"Quando eras jovem, tu mesmo te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te conduzirá aonde não queres." (Jo 21,18)

Diante de tantas citações só nos resta concluir que todos somos gemas raras de precioso valor diante de Deus, velhos e não velhos e que devemos nos amar, nos respeitar e nos ajudar para que sua Lei de Amor se faça cumprir na nossa vida.

soninha

Um comentário:

Prof. Raquel Rocha disse...

Olá, obrigada por compartilhar sua página comigo, o blog tem muitas ideias e informações, espero que me visite lá no Sementinha Missionária e nos meus outros blogs também, será um prazer, um abraço!

Paz!